Plantão Lagos – Comte Bittencourt participa da abertura de CONAE

Casimiro de Abreu realiza Conferência Municipal de Educação

Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o Fórum Municipal de Educação de Casimiro de Abreu promoveu nesta quarta-feira (13) a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE). A conferência foi aberta com a participação do ex-secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, que falou sobre a importância do debate.

“O planejamento de educação para os próximos dez anos, necessariamente, precisa ser exequível, só assim poderemos buscar garantir que será colocado em prática, nas várias instâncias: municipal, estadual e federal. Sem dúvida, as dificuldades em relação à universalização da educação continuam sendo o nosso maior desafio e que ficaram ainda mais evidentes com a pandemia da Covid-19. Por isso, mais do que nunca é essencial tratarmos a Educação como política de Estado e não de governo. O Plano Nacional de Educação precisa ter, antes de tudo, objetivos viáveis de serem executados e que realmente atendam às demandas da sociedade”, afirmou Comte.

A CONAE 2022 tem como propósito discutir e modificar as propostas do Documento Base Referência produzido pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) e pelo Ministério da Educação (MEC). “A etapa municipal oportuniza a reunião de diversos segmentos educacionais para o estabelecimento e definição das diretrizes norteadoras da política educacional. Sendo este um momento crucial para a Educação do nosso município. Momento de analisarmos como está o plano municipal, esse é o foco da conferência, analisar as metas e as estratégias que utilizamos até agora, além de poder traçar os próximos passos”, explicou a secretária municipal de Educação, Gracenir Oliveira.

Durante a Conferência, foram ofertados espaços deliberativos nos quais o Documento Referência foi debatido a partir de eixos temáticos, com a apresentação e votação de emendas. Concluídos os trabalhos das plenárias, as propostas aprovadas serão incluídas no Documento Referência. Finalizada a etapa local, os delegados participarão da etapa estadual que está prevista para agosto, com a proposta de representatividade na federal, em novembro, para a discussão junto ao Ministério da Educação e ao Fórum Nacional da Educação, como previsto na legislação da educação nacional.

Presente no evento, o prefeito Ramon Gidalte fez questão de listar os avanços na área educacional realizados na atual gestão. Ramon aproveitou a oportunidade para anunciar um reajuste de 33% para os professores do município. “Foram muitos avanços nesses pouco mais de 1 ano e três meses de governo. Nesse período, elaboramos o novo PCCV da Educação, que, muito em breve, será votado, confirmamos, ontem, um aumento de 33% para os professores do município, implantamos o Programa de Correção de Fluxo, adquirimos tabletes para todos os alunos da rede municipal, pagamos mais R$ 4 milhões de licença-prêmio, sendo grande parte para profissionais da educação, entre outras medidas. Isso mostra nosso compromisso com a educação e nosso empenho em entregar um ensino de qualidade para nossos alunos”, disse Ramon.

Estiveram presentes no evento, o vice-prefeito Lelei da Marmoraria, a vereadora Fátima Pereira, os secretários de educação de Rio das Ostras e Macaé, respectivamente, Maurício Santana e Leandra Vieira, entre outras autoridades.

Casimiro de Abreu realiza Conferência Municipal de Educação – Casimiro de Abreu

 

 

 

Posts recentes