O Dia On Line – Alunos da rede municipal vão escolher o turno

Seis mil estudantes de escolas estaduais decidirão se estudarão à noite ou não

Rio – Seis mil estudantes do Ensino Fundamental das 48 escolas estaduais que serão municipalizadas no Rio de Janeiro a partir do ano que vem terão que indicar se desejam continuar no curso noturno ou mudar para os períodos da manhã ou tarde. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os alunos poderão permanecer na mesma unidade, só que sob a administração da prefeitura.

As famílias devem aguardar o início do remanejamento que fará a transferência interna dos estudantes. Quem optar por ter aulas à noite será incluído no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja), voltado para alunos em defasagem idade-série.

Em relação aos servidores do estado que atuam nessas escolas, a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) informou que todos serão realocados em outras unidades da rede. Diretores poderão ser aproveitados em outras escolas e os professores terão prioridade na remoção.

Mestres e servidores administrativos que quiserem mudar de escola dentro da mesma diretoria regional devem fazer a solicitação e apresentar o requerimento até dia 13 deste mês na própria regional. Com a mudança, a Seeduc reduz o compartilhamento de escolas com o município, um problema que afeta a qualidade do ensino em pelo menos 268 escolas na capital, onde a prefeitura utiliza o espaço de manhã e à tarde e o estado, à noite.

Professores que lecionam em duas redes terão que abrir mão de uma

Professores que atuam em outras redes de ensino, pública e particular, vão ter que abrir mão de matrículas para continuar lecionando no estado. Isto porque muitos que eram lotados no turno da noite aproveitavam o período da manhã e da tarde para dar aulas em escolas privadas e até em outros municípios.

Nesta segunda-feira, professores que tentavam transferência na Metropolitana 3, no Méier, Zona Norte do Rio, enfrentavam longas filas. Segundo o Sindicato dos Professores (Sepe), falta infraestrutura para o atendimento dos profissionais e até postos para o atendimento de gestantes. A Seeduc informou que, desde 2008, adquiriu nove escolas novas com vagas no diurno.

Rede estadual teve 9 mil inscritos a mais este ano

Os 179.266 alunos que fizeram a pré-matrícula em escolas estaduais poderão conferir o resultado a partir do dia 20 deste mês pela Internet, no site www.matriculafacil.rj.gov.br. De acordo com a Seeduc, o número final de inscritos superou o do ano passado, com 8.978 cadastros a mais. Na primeira fase, foram inscritos 49.052 alunos para o 6º ano do Ensino Fundamental e 130.214 para a 1ª série do Ensino Médio. A confirmação da matrícula deverá ser feita entre os dias 3 e 13 de janeiro. Já os alunos que desejarem permanecer na mesma escola têm até o dia 30 deste mês para renovar a matrícula.

Reportagem de Alessandra Horto e Maria Luisa Barros

Posts recentes