INDICAÇÃO Nº 3106/2014
SOLICITA AO EXCELENTISSIMO SENHOR SÉRGIO CABRAL FILHO, GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, SOLICITANDO A ADOÇÃO DAS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA BIBLIOTECÁRIO NO QUADRO DE PESSOAL DE APOIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO.
Autor(es): Deputado COMTE BITTENCOURT
Indico à Mesa Diretora, de acordo com o artigo 98, parágrafo único, alínea “a” do Regimento Interno, que seja encaminhado ofício ao Exmo. Dr. Sérgio Cabral, Governador do Estado do Rio de Janeiro, solicitando a adoção das providências necessárias para a realização de concurso público para preenchimento de vagas para bibliotecário no Quadro de Pessoal de Apoio da Secretaria de Estado de Educação.
JUSTIFICATIVA
O hábito da leitura deve ser estimulado e promovido pelos governantes para a efetiva formação da cidadania da população.
Os mais diversos segmentos reconhecem a leitura como um meio de acesso ao conhecimento, pedindo venia, passo a transcrever citação extraída do blog Sociedade dos Poetas Mortos, da Solange Gomes,Professora/Pesquisadora na área da Educação com Formação Acadêmica em Letras Português/Literatura, Formação na Psicologia do Comportamento Humano (na linha de Skinner):
“A importância da leitura se faz presente no nosso universo, desde o momento em que começamos a conhecer ou a compreender o mundo que nos cerca.
Para que o homem abra ‘portas’ para sua percepção é preciso saber refletir. Desse modo, a leitura chega no nosso espaço para acrescentar um poderoso e essencial instrumento libertário para sobrevivência humana e, assim, ampliar nossa visão e nosso horizonte nas expectativas de vida.
O hábito de ler deve ser estruturado, desde a infância, a fim de que, o indivíduo aprenda cedo que ler é algo importante e prazeroso, e tornara um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
A importância da leitura esta na formação de cidadãos mais informativos e críticos dentro de uma sociedade”.
A presença do bibliotecário é de suma importância, tendo em vista que o mesmo tem a oportunidade de participar ativamente no desenvolvimento das crianças incentivando e sugerindo leituras, criando eventos literários e culturais como complemento dos estudos das crianças.
Destarte, não se justifica o Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro não dar a devida importância e atenção a uma categoria que tanto contribui para formação educacional de nossos jovens, sendo certo que a presente proposição se faz necessária para que Governo promova a realização de concurso público para suprir grande demanda e defasagem no quadro dos profissionais da área no Quadro de Pessoal de Apoio da citada secretaria, para atender toda a rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro; ocorrida pela omissão em vinte anos sem a realização de concurso público para provimento de cargo da categoria.
Por todo o exposto espero o apoio de meus pares para a aprovação.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 27 de março de 2014
DEPUTADO COMTE BITTENCOURT
Líder do PPS