Discurso sobre o reajuste de salário dos docentes da UENF

O SR. COMTE BITTENCOURT (Pela ordem) – Sr. Presidente, em função do acontecido hoje no Colégio de Líderes, eu queria fazer um apelo à Mesa Diretora. Eu não pude estar presente num debate importante sobre a Uenf e esta Casa sabe que a Comissão de Educação é uma comissão extremamente diligente, especialmente quando se trata da Uenf. Temos uma audiência pública na próxima quarta-feira.

Eu estava em audiência com o Secretário de Educação, Dr. Risolia, discutindo o edital de chamada do concurso para diretores de escolas e das novas diretorias. Se eu soubesse que a reunião de líderes era para tratar da Mensagem do Governo, que está na Casa, que reajusta o salário dos docentes da Uenf, eu teria mudado a minha agenda.

Quero fazer um apelo a V. Exa.: evidentemente, quando é uma eleição de liderança, de rotina, tudo bem, mas quando for uma reunião convocada para discutir um tema específico, como foi hoje Uenf e depois o Degase, pediria que a convocação chegasse aos gabinetes das lideranças com esse tipo de especificação.

Eu lamento ter estado ausente na discussão desse tema, tão importante para a Comissão de Educação. Recebemos ontem o comunicado da reunião do Colégio de Líderes sem falar qual seria o tema. Eu teria invertido a minha agenda pela sua importância, para não parecer negligência à Uenf… Às vezes o Deputado pede a V.Exa. que receba os sindicatos. É possível, porque os mandatos têm essa prerrogativa. Mas quando vêm aqui o Secretário de Ciência e Tecnologia e os Sindicatos para tratar de um tema que está sendo debatido na Casa, é fundamental que os líderes saibam qual é o tema, assim como os presidentes das próprias comissões.

Lamento não ter estado presente. Fez-se lá algum acordo, o Walter já me passou, mas eu quero fazer este encaminhamento a V.Exa., como questão de ordem: que a Mesa possa, quando for possível, explicar o foco da reunião.

O SR. PRESIDENTE (PAULO MELO) – A Presidência entende perfeitamente V.Exa., quer dar curso à sua reclamação porque V.Exa. tem razão. A culpa é única e exclusivamente da Presidência e a Presidência apresenta desculpas a V.Exa. Eu lhe dou a minha palavra de que tal fato não se repetirá. As convocações para o Colégio de Líderes serão feitas tendo a pauta divulgada. Peço a V.Exa. que desculpe esse ato falho.

O SR. COMTE BITTENCOURT – Agradeço a V. Exa. Eu diria nem uma pauta, mas quando for um assunto da importância que como foi essa reunião de hoje, com a presença de um Secretário de Estado.

O SR. PRESIDENTE (PAULO MELO) – Fazer a pauta para a reunião. V. Exa. tem razão. Acho que a Presidência tem que ter o cuidado e o zelo de comunicar com 48 horas de antecedência. O erro, eu digo, não foi de assessoria, foi do Presidente e eu assumo inteira responsabilidade e sanarei esse problema em convocações futuras.

O SR. COMTE BITTENCOURT – Muito obrigado, Presidente.

Posts recentes