Comissão realiza audiência pública em Três Rios e marca nova reunião para janeiro de 2012

A Comissão de Educação da Alerj, presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), esteve hoje (21) em Três Rios, realizando audiência pública para debater sobre a dependência administrativa do Instituto Superior de Educação do município. Comte resolveu fazer a reunião após ser informado que a Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec), responsável pelo Instituto, não abriu vestibular neste semestre. Segundo o parlamentar, na meta 6 do item 3.5 do Plano Estadual de Educação (PEE),  que fala dos Objetivos e Metas para a Educação Superior, a Faetec tem um prazo de 5 anos para transferir de forma planejada e progressiva esses Institutos para as Universidades do Estado e não poderia, simplesmente ter parado de ofertar vagas para o curso. “O espírito do PEE não é encerrar oferta de educação em nenhum dos seus níveis, seja no ensino superior, médio ou fundamental e sim, organizá-la melhor. O atraso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na questão de Três Rios não pode ser motivo para o Estado, através da Faetec, acabar com o curso”, afirmou Comte.

Na audiência ficou decidido que em Janeiro de 2012, a Comissão de Educação vai realizar outra reunião com representantes da comunidade, da Faetec e da Uerj, para resolver esse problema.

O Instituto Superior de Educação de Três Rios tem, no curso de Pedagogia, 182 alunos em processo de formação e mais de 600 já formados pelo antigo Normal Superior. São 13 Professores sendo 09 efetivos e 4 contratados. Desses, há 04 doutores, 02 doutorandos e 03 mestres.

Também estavam presentes a audiência pública,  o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Joacir Barbaglio Pereira, o Presidente da Faetec, Celso Pansera, o Presidente do Conselho Estadual de Educação, Professor Paulo  Alcântara e representantes do Sindpefaetec.

Posts recentes