Comissão recebe Secretario de Educação

Para discutir a questão das escolas compartilhadas (aquelas em que o estado e os municípios ocupam o mesmo prédio) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Comte Bittencourt, recebeu nesta quarta-feira (09/11), o Secretário Estadual de Educação Wilson Risolia e sua equipe. Na ocasião o Secretário anunciou que até o segundo semestre do ano de 2012 o Estado deverá passar para o município do Rio de Janeiro, 76 das 268 escolas compartilhadas que existem na cidade.

Com relação aos 32 Cejas (Centro de Educação de Jovens e Adultos) o secretário informou que a administração e a gestão pedagógica destas unidades serão repassadas para o Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro) um consórcio formado por seis universidades públicas do Estado. Comte Bittencourt manifestou preocupação nessa transferência pelo fato de não existir garantias de que administrações futuras mantenham o acordo.

Para Comte é motivo de grande preocupação,  o relatório da ONU ter apontado  o Zimbabwe,  na África,  na frente do Brasil no que diz respeito a educação de jovens e adultos. “Não adianta o discurso de que é crescente os investimentos em educação se o desdobramento destes recursos não se refletem nos resultados apontados” disse o deputado.

No que diz respeito às escolas compartilhadas, o parlamentar se comprometeu com as entidades de classe e outros deputados presentes que a Comissão de Educação acompanhará o processo de cada escola compartilhada que será realocada e devolvida aos municípios. Pediu ainda o fim do projeto Conexão Professor, já que a maioria dos computadores enviados para as escolas sob o regime de locação encontra-se encaixotada e a sete chaves, com o Estado pagando por sua locação.

Participaram ainda esta audiência representantes do SEPE, UPPE’s, uma equipe da Seeduc além de outros deputados membros da comissão e convidados.

Posts recentes