Capacitar os jovens de Nova Friburgo para o mercado da cidade

Representantes do setor de turismo de Nova Friburgo se reuniram no inicio da semana, na sede da Firjan, em uma audiência organizada pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), presidente da Comissão de Educação da Alerj e vice-presidente da Comissão de Turismo. O parlamentar também convidou representantes do Estado, como o superintendente da Faetec, Antônio Reis; o superintendente da AgeRio, Alexsandro de Araújo; o diretor de Eventos e Planejamento da TurisRio, Cesar Werneck e o Secretário de Turismo da cidade, Nauro Grehs. A reunião teve como objetivo discutir a capacitação de profissionais, para que se volte mais para o mercado de turismo de Friburgo e as linhas de financiamento para o setor. “Um dos principais papeis do  legislativo é contribuir com o arranjo produtivo para o setor, discutindo políticas que tragam melhorias, desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população”, afirmou Comte.

Abrindo o debate, o superintendente da AgeRio, Alexsandro de Araújo explicou que a função da agência é estimular o desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro. Comte sugeriu que o governo programe taxas mais flexíveis para o setor do turismo da região, contribuindo para alavancar o mercado no município.

O superintendente da Faetec, Antônio Reis, apresentou alguns dados do CVT de Nova Friburgo, que funciona na cidade desde 2009 e tem capacidade para 980 alunos. Os cursos ministrados nesse Centro Vocacional são voltados para Hospitalidade e Lazer. Esse foi o ponto mais discutido da reunião, pois, segundo os representantes do setor de turismo, não existe integração entre os cursos ministrados pela Faetec, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e os empresários de Nova Friburgo. Eles afirmaram ainda que não há uma ampla divulgação da abertura dos cursos. Segundo Comte, esse tipo de situação poderia ser resolvido. “O CVT de Friburgo poderia realizar um trabalho junto ao setor de turismo da cidade, garantindo essa mão de obra. O que está faltando é integração.”

O deputado Comte Bittencourt afirmou que vai encaminhar um requerimento de informação ao CVT de Nova Friburgo, sobre os cursos oferecidos nos últimos  três anos. Para o parlamentar, o a direção da unidade deve lembrar que esse projeto dos CVTs é um projeto de governo de estado e que depois do setor metal mecânico, o turismo é um dos setores mais fortes na cidade.

Uma terceira reunião já foi marcada para o próximo dia 26 de maio.

Posts recentes