Avaliação da rede estadual será em abril

Provão bimestral medirá aprendizagem em Português e Matemática no dia 13

Rio – Alunos de escolas estaduais do Rio farão provão bimestral de Português e Matemática para medir o nível de aprendizagem nessas disciplinas. A primeira avaliação será aplicada dia 13 de abril para estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio das escolas de ensino regular presencial, como antecipou o ‘Informe do DIA’ no domingo.

Criado pela Secretaria Estadual de Educação nos mesmos moldes do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio (Saerj), o Saerjinho será realizado em todas as escolas da rede, nos três turnos, dentro do horário das aulas. O professor que estiver em classe será responsável pela aplicação das provas. O sistema de avaliação será sempre ao fim de cada bimestre.

De acordo com a secretaria, o objetivo é acompanhar mais de perto o rendimento dos estudantes, detectando de maneira mais rápida as dificuldades de aprendizagem. As provas de Língua Portuguesa terão foco em leitura e as de Matemática, na solução de problemas.

A secretaria lembra que as escolas terão autonomia para decidir o melhor horário para a realização das avaliações, e fiscais acompanharão todo o processo. As provas ficarão nas escolas para correção, e os professores podem usá-las como parte das avaliações em cada bimestre, atribuindo peso específico a elas.

A avaliação levará em consideração os conteúdos, competências e habilidades propostos no currículo mínimo de cada disciplina. As notas ficarão disponíveis para consulta no site da secretaria. A avaliação é uma das ações do Programa de Educação do Estado, que pretende colocar o Rio de Janeiro entre os cinco primeiros colocados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2014.

Maria Luisa Barros
O Dia

 

Posts recentes