Jornal O Fluminense -Adoção: tema necessário no mês das crianças

Comte Bittencourt

O mês em que se comemora com muita alegria o Dia das Crianças também é uma ocasião oportuna para tratarmos de um tema fundamental para a sociedade: a adoção. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de crianças e adolescentes órfãos nos últimos meses em função da pandemia chegou ao patamar de 45 mil. Muitos destes brasileiros aumentarão a já extensa fila de espera para a adoção no país. Abordar este assunto e encontrar caminhos seguros para dinamizar o processo de adoção são necessidades dos dias atuais.


O último levantamento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirma essa urgência. O número de adoções em 2020 caiu 67% em relação a 2019. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça, criado em 2019, no Brasil há atualmente 32.888 crianças e adolescentes em acolhimento institucional, à espera da definição da sua situação jurídica com o fim de serem encaminhados à adoção.

Como parlamentar, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, me dediquei ao tema com o suporte técnico de instituições respeitadas, como o Quintal de Ana, que funciona há mais de 20 anos em Niterói. Recriamos a Frente Parlamentar em Defesa da Adoção e aprovamos leis que reduziram a burocracia, isentaram taxas e ampliaram a divulgação sobre adoção no estado do Rio. Mas é preciso ter consciência que há muito por fazer.

Matheus Falcão
A pandemia também foi desafiadora para o Quintal de Ana, que precisou adaptar sua rotina, como tantas atividades. Mas resultou na ampliação da rede de atendimento para as regiões Serrana, Lagos, Costa Verde, Noroeste e Sul Fluminense. A instituição tem estimulado uma nova cultura da adoção, através de um programa de apadrinhamento afetivo para as crianças institucionalizadas.

Conhecer e divulgar o trabalho de quem carrega a bandeira da adoção é mais que um gesto simbólico, pois trata do maior presente neste mês das crianças: o direito de viver em família.

https://www.ofluminense.com.br/cidades/2021/10/1220251-adocao-tema-necessario-no-mes-das-criancas.html

Posts recentes