Em 17 de junho, 2007, por Hyury

Segurança em debate

O Fluminense
Valéria Vianna

A segurança de Niterói nos Jogos Pan-Americanos vai virar tema de discussão na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Isto por conta da preocupação do deputado estadual Comte Bittencourt (PPS) em reforçar o efetivo do 12o BPM (Niterói) durante o período da competição – 13 a 29 de julho.

Na quinta-feira, Comte se reuniu com o delegado Juarez Knauer, chefe da Circunscrição da Regional de Polícia de Niterói (CRPN) e, sexta-feira, esteve com o comandante do 12o BPM, tenente-coronel Jorge Luiz Alfaia.

“Correu uma informação de que parte do efetivo das polícias Civil e Militar da cidade seria deslocada para dar suporte à segurança no Rio durante os Jogos. Diante disso, decidi ouvir pessoalmente do Juarez e do Alfaia se a informação tinha fundamento, mas felizmente não procede”, disse, acrescentando que a idéia, ao contrário, é conseguir homens extras para fazer a segurança em Niterói durante o evento.

“Não podemos esquecer que 50 atletas ficarão hospedados aqui uma semana antes do início da competição. A proximidade com o Rio exige uma atenção das autoridades com a segurança em Niterói”, observou Comte.

Após levar o assunto para a Alerj, Comte espera sensibilizar os parlamentares a pressionarem o Governo do Estado no sentido de enviar reforço policial para Niterói durante os Jogos. O deputado irá agendar um encontro, nos próximos dias, com o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, para conversar sobre o assunto.

O comandante Alfaia garantiu ao deputado que nenhum dos 750 homens do efetivo será deslocado para o Rio e se mostrou satisfeito com o interesse de Comte em trazer mais policiais para a cidade no Pan.

“O ideal era que tivéssemos 1,5 mil homens no batalhão, portanto qualquer reforço é bem-vindo, seja em que época for”, disse. Alfaia pretende agendar uma reunião com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), do 7o BPM (São Gonçalo) e do 35o BPM (Itaboraí). A idéia é planejar um esquema especial de segurança para a região durante os Jogos.

Já Knauer informou a Comte que ele também não precisa se preocupar em relação a deslocamento dos policiais civis.

“Ele me disse que 40 policiais estão em treinamento especial para atuarem no esquema de segurança do Pan”, finalizou Comte.

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.