Em 11 de dezembro, 2009, por Hyury

RJ: desvalorização de carros deve reduzir IPVA em 5%

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Depois de um ano marcado pela queda no preço dos automóveis, donos de carros vão sair ganhando na hora de pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2010. A desvalorização deve provocar corte de até 5% no preço do imposto. Quem pagar o tributo à vista também pode ter vantagens. Isso porque o Governo do Estado já confirmou que vai manter o desconto de 10% para quem quitar o pagamento à vista.

E, quem pensa que parou por aí se engana. O deputado estadual Comte Bittencourt (PPS) teve aprovada na Assembléia Legislativa (Alerj) projeto que prevê a concessão de mais 10% de desconto aos proprietários de veículos que pagaram o IPVA em dia nos últimos cinco anos. A proposta já foi encaminhada ao Governador Sérgio Cabral, que ainda não decidiu se vai aprová-la ou não. Mesmo sem a divulgação oficial do calendário do IPVA 2010–ele deve ser publicado nos próximos dias –, o secretário estadual de Fazenda, Joaquim Levy, adiantou que a opção de parcelamento do imposto em até três vezes será mantida no próximo ano. Motoristas que fizerem essa opção, no entanto, não terão direito a desconto.

Governo aperta o cerco contra os devedores

Disposto a reduzir os índices de inadimplência do tributo, o governo do estado vem apertando o cerco aos devedores. E a caçada aos inadimplentes já deu resultado: o governo aumentou em 22% a arrecadação do estado com o pagamento do tributo em relação a 2008. Segundo dados da Secretaria de Fazenda, até o início de novembro a arrecadação já chegava a R$ 1,4 bilhão, R$ 200 milhões a mais do que o esperado para todo o ano de 2009.

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.