Em 08 de maio, 2018, por Assessoria de Comunicação

Projeto torna os Jogos Florais de Nova Friburgo patrimônio cultural imaterial

PROJETO DE LEI Nº 4053/2018
EMENTA:DECLARA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DE NATUREZA IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO OS JOGOS FLORAIS DE NOVA FRIBURGO.

Autor(es): Deputados WANDERSON NOGUEIRA, COMTE BITTENCOURT
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLVE:
Art. 1º Fica declarado, como Patrimônio Cultural de natureza imaterial do Estado do Rio de Janeiro, os “JOGOS FLORAIS DE NOVA FRIBURGO”.

Art. 2.º Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 02 de maio de 2018.

Wanderson Nogueira
Deputado Estadual
PSOL
JUSTIFICATIVA

Patrimônio cultural imaterial é uma concepção que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito à sua ancestralidade para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas, as danças populares, lendas, músicas.
A Trova se constitui em relevante elemento da cultura literária do povo do Estado do Rio de Janeiro.
Nova Friburgo/RJ é conhecida como a Cidade da Trova, recebendo por isso apelidos carinhosos como: “Sol da Poesia, Oscar da Trova, Meca dos Trovadores”, pelos trovadores. Neste município são realizados, desde 1960, os tradicionais “Jogos Florais”, que é um concurso de poemas do qual participam trovadores de todo o Brasil.
A relação do município com as Trovas se desenvolveu bastante em virtude da realização dos Jogos Florais de Nova Friburgo, valorizando e aprimorando as capacidades artísticas e intelectuais dos participantes e daqueles que os acompanham.
Trova é uma Composição poética de quatro versos setissilábicos, com rima e sentido completo. Em poesia, cada linha se chama verso, e, assim, a trova possui quatro versos, sendo que cada um deve ter sete sílabas poéticas (Contadas pelo Som), com rima (rimando o primeiro com o terceiro e o segundo com o quarto verso) e sentido completo.
Exemplo de Trova: “Nesta Casa tão singela/ Onde mora um Trovador/ É a mulher que manda nela/ Porém nos dois manda o amor”. Esta Trova, de autoria de Clério José Borges, Trovador Capixaba, tem quatro versos e rima singela com nela e trovador com amor, e tem sentido completo.
Os Jogos Florais são realizados tradicionalmente pela UBT – União Brasileira de Trovadores – Seção Nova Friburgo, que promove atividades literárias pela prática das Trovas. Neste ano de 2018, em que Nova Friburgo completa 200 anos, será realizada a 59ª edição do evento.
A Festa dos Jogos Florais, que há quase 60 anos faz de Nova Friburgo capital brasileira da trova, destaca a importância do movimento como berço da poesia, e encanta por seus versos nas trovas de gente da terra.
Os primeiros “Jogos Florais” de Nova Friburgo foram realizados em 1960 com o tema “AMOR”, e foram recebidas mais de 2.000 trovas do Brasil e do exterior. Com a instituição dos Jogos Florais no ano de 1960, o movimento dos trovadores teve um grande impulso.
A gestação dos Jogos Florais se deu um pouco antes, na década de 1950, quando o poeta Luiz Otávio (1916-1977) reunia na sua residência, no Rio de Janeiro, um grupo de amigos para realizar pequenos saraus. De tais conversas informais surgiu a ideia de uma coletânea de trovas, que Luiz Otávio lançou em 1956 pela Editora Vecchi, com o título de “Meus irmãos, os trovadores”.
Entre os amigos de Luiz Otávio, estavam os poetas J. G. de Araújo Jorge, Rodolpho Abbud, Zalkind Piatgorsky. Do convívio entre eles surgiu a ideia de realizar um concurso de trovas na cidade de Nova Friburgo, que prontamente batizaram com o nome de “Jogos Florais”.
É inegável que as Trovas se enquadram no conceito de bem cultural e imaterial, por se tratar de uma tradicional forma de expressão literária, que envolve o conhecimento e o uso adequado das palavras para transmitir ideias através desta forma de arte, que embora tão importante, é ainda pouco conhecida pelo Brasil.
Por isso mesmo surgiu a ideia de fazer ser declarado por Lei o que já se revela uma realidade: que os Jogos Florais de Nova Friburgo se constituem em Patrimônio Cultural Imaterial deste Estado; de forma não só a preservar a realização dos Jogos como também somar esforços no sentido de divulgá-los para estimular a prática das Trovas pelo Rio de Janeiro e pelo País.
Restam claros, portanto, os motivos que nos trouxeram a apresentar esta proposição, sendo ela de relevante interesse para a preservação da memória e da cultura do povo fluminense, pelo que peço o apoio dos nobres colegas para a sua aprovação.

Acompanhe o Comte

Veja e acompanhe o deputado Comte não regiões do Rio de Janeiro, selecione uma região para filtrar e exibir o conteúdo e aprimorar sua navegação.

Mapa Região Noroeste Fluminense Região Norte Fluminense Região Serrana Região Centro-Sul Fluminense Região das Baixadas Litorâneas Região Metropolitana Região do Médio Paraíba Região da Costa Verde Região da Costa Verde

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.