Em 18 de fevereiro, 2008, por Hyury

Prédio da igreja Nossa Senhora da Conceição pode ser tombado pelo Inepac

O Fluminense
Viviane Romero

Com a proposta de buscar o reconhecimento cultural da Igreja Nossa Senhora da Conceição, na rua de mesmo nome, –uma das construções mais importantes da história de Niterói – o deputado estadual Comte Bittencourt (PPS) está tentando, junto ao Governo do Estado, o tombamento do prédio, no Centro da cidade. Na última sexta-feira, segundo a assessoria do parlamentar, Comte enviou um ofício à Secretaria Estadual de Cultura solicitando prioridade na análise do pedido.

O deputado já havia feito a solicitação através da indicação legislativa, mas o Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac) informou que o prédio já é tombado pelo município, e foi incluído na listagem de bens que serão objetos de estudos futuros. Segundo nota do Inepac enviada ao deputado no dia 14 de janeiro, a igreja está protegida, também, pela legislação estadual de tombamento, uma vez que integra a área de tutela para proteção da ambiência da Praça da República, tombada pelo Estado do Rio de Janeiro em 1989.

De acordo com a assessoria de Comte, a intenção do pedido é solicitar ao Inepac que priorize o tombamento do prédio, devido à importância da arquitetura. Construída no século XVIII, a Igreja Nossa Senhora da Conceição é uma das mais importantes referências visuais da Praça da República, que abrange o Palácio da Justiça, o Liceu Nilo Peçanha, o Parthenon, a Biblioteca Pública e a Câmara Municipal.

A igreja é visitada diariamente por turistas e pela população que percorre o corredor cultural da cidade, além de receber uma multidão de fiéis, principalmente no dia 8 de dezembro, data comemorativa da padroeira.

O deputado Comte não foi localizado para comentar o assunto.

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.