Em 08 de agosto, 2011, por Assessoria de Comunicação

Pesquisa na educação estadual: Professores aprovam medidas

Rio – A Secretaria Estadual de Educação fez, entre 1º e 13 de julho, pesquisa para saber a opinião dos profissionais da pasta sobre os programas que têm sido implementados desde janeiro. A coleta de material ocorreu durante paralisação dos docentes, que completa hoje 63 dias. Foram respondidas 2.028 pesquisas. De acordo com o estudo, 94% dos pesquisados concordam com a realização de acompanhamento periódico.
Diretor geral, diretor adjunto, coordenador pedagógico, professor regente e integrantes da equipe de apoio foram o público-alvo do trabalho. Sobre o pagamento do auxílio-transporte, 73,5% estão satisfeitos com o benefício. E 20,8% estão insatisfeitos. Outros 5,7% não responderam.

O maior índice de satisfação está na Região Noroeste Fluminense, com 84,6%. Sobre as mudanças em curso desde janeiro, 78% acreditam que as modificações propostas serão bem sucedidas.

Em entrevista à Coluna, o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, declarou que a pesquisa mostra que a secretaria está no caminho certo e que a grande maioria entende e apoia o planejamento. “Trabalhamos com foco nas equipes escolares, cujos atores principais são professores. Queremos melhorar a vida desses profissionais.Teremos alunos mais capacitados”, afirmou.

Longe do ideal

Apesar da pesquisa apresentar uma importante parcela de satisfeitos com as mudanças, alguns professores que procuram a Coluna afirmam que as modificações estão longe de atingir o ideal para a rede do Estado do Rio.

Um dos exemplos

Para uma professora, o reajuste de 3,5% é do tamanho da importância que o docente tem para o estado: “pequeno”. “Nossas salas de aulas estão com alunos acima da capacidade. E isso é algo que o governo não divulga”, diz.

Assembleia na Alerj

O Sepe (Sindicato Estadual de Profissionais de Educação) faz assembleia amanhã, às 14 h, nas escadarias da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O sindicato é contra o reajuste de 3,5% oferecido pela Secretaria de Educação.

Jornal O Dia
Alessandra Horto

Acompanhe o Comte

Veja e acompanhe o deputado Comte não regiões do Rio de Janeiro, selecione uma região para filtrar e exibir o conteúdo e aprimorar sua navegação.

Mapa Região Noroeste Fluminense Região Norte Fluminense Região Serrana Região Centro-Sul Fluminense Região das Baixadas Litorâneas Região Metropolitana Região do Médio Paraíba Região da Costa Verde Região da Costa Verde

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.