Em 11 de maio, 2010, por Hyury

"Pela Ordem" – Animadores culturais

O SR. COMTE BITTENCOURT – Sr. Presidente, nós temos acompanhado este tema dos animadores culturais através da Comissão de Educação há muito tempo. Esta Casa deve a sabedoria ano passado de aprovar no Plano Estadual de Educação o retorno do desejo da escola de tempo integral, que é uma das 134 metas que aprovamos aqui, sancionadas pelo Governador Sérgio Cabral, e que aponta a política, a partir do ano de 2010 – deste ano – de que a cada ano 10% das escolas do Estado, de ensino fundamental, se transformem em escola de horário integral. Daqui a dez anos, na próxima década, todas as escolas de ensino fundamental do Estado terão horário integral; uma política que a sociedade vem debatendo; uma política que é devida pelo Estado aos estudantes fluminenses.

E não há como pensar em escola de horário integral sem reformular o projeto político-pedagógico da rede estadual de educação. Não há, Sr. Presidente, como pensar em projeto político-pedagógico de escola integral sem animadores culturais.

Essa etapa da PEC não é ainda a vitória final. Os Deputados autores, Deputado Marcelo Freixo, nosso companheiro da Comissão de Educação, e também o da Comissão de Cultura, Deputado Gilberto Palmares, sabem que é mais um movimento importante, mas é fundamental que todo Parlamento e toda sociedade fluminense sensibilizem o Poder Executivo para a importância do papel desses agentes culturais num programa transformador, que garanta uma escola de qualidade ao povo fluminense.

Quero falar aos animadores culturais: nós não fomos derrotados, hoje. Esse um voto, tenho certeza absoluta, o teremos amanhã, até mais do que um para o quórum – para que possamos deliberar sobre a Emenda Constitucional.

Mas, quero chamá-los para um desafio. Nós, que há duas legislaturas na Comissão de Educação temos debatido esse tema, temos buscado uma solução para o mesmo, parece que finalmente estamos encontrando o caminho para que a solução seja encontrada. Quero convocá-los para, após essa etapa, serem os colaboradores fundamentais da recuperação definitiva da escola pública no Estado do Rio de Janeiro.

Vocês têm um papel importante a cumprir. A Comissão de Educação juntamente com a Comissão de Cultura estão depositando em vocês uma esperança de fazerem a diferença nesse projeto de política educacional futura.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Trajetória

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