Em 14 de maio, 2013, por Assessoria de Comunicação

MEC cria site para esclarecer dúvidas sobre inscrição no Enem

O Ministério da Educação (MEC) criou um site com o passo a passo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), abertas na segunda-feira. A ideia é tirar dúvidas dos estudantes e garantir que as inscrições sejam efetivadas com sucesso. Para participar da edição de 2013 da prova, os candidatos devem se inscrever na página do programa até o dia 27. O pagamento da taxa de R$ 35 pode ser feito até o dia 29.

Além do passo a passo de como fazer a inscrição, a página ainda traz várias dicas sobre a aplicação das provas, sobre a senha que deve ser guardada para acessar o sistema futuramente e sobre o cartão de confirmação, que será enviado para o endereço indicado pelo candidato.

O Enem é destinado àqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. De acordo com o último balanço divulgado pelo MEC no começo da noite de ontem, 472.495 mil pessoas já haviam feito a sua inscrição no exame. A expectativa do governo é de que mais de 6 milhões de pessoas participem do Enem este ano.

Rigor na redação
Entre as principais mudanças na edição deste ano está a correção mais rigorosa das redações. Uma das medidas é que os textos com inserções indevidas – como uma receita de macarrão instantâneo em 2012 – serão zeradas. Outra mudança prevê que serão aceitos apenas desvios gramaticais excepcionais e que não caracterizem reincidência. Antes, eram permitidos “escassos” desvios.

Além disso, a expectativa é que uma a cada três redações irá para um terceiro corretor, antes o índice era de aproximadamente 21%. Isso ocorrerá quando houver uma discrepância de mais de 100 pontos entre os dois primeiros corretores. No ano passado, a discrepância tinha que ser de mais de 200 pontos para que fosse encaminhado a um terceiro avaliador.

O edital também prevê maior rigor para os corretores, que terão mais horas de capacitação e serão acompanhados e avaliados. Eles poderão ser dispensados inclusive durante a correção.

 

Acompanhe o Comte

Veja e acompanhe o deputado Comte não regiões do Rio de Janeiro, selecione uma região para filtrar e exibir o conteúdo e aprimorar sua navegação.

Mapa Região Noroeste Fluminense Região Norte Fluminense Região Serrana Região Centro-Sul Fluminense Região das Baixadas Litorâneas Região Metropolitana Região do Médio Paraíba Região da Costa Verde Região da Costa Verde

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.