Em 18 de outubro, 2017, por Assessoria de Comunicação

Lei que institui a prática de Cine Clubes nas escolas públicas no âmbito do estado do Rio de Janeiro

LEI Nº 7724 DE 09 DE OUTUBRO DE 2017.

INSTITUI A PRÁTICA DO CINE CLUBE NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
R E S O L V E:
Art. 1º – Fica instituído, nos termos desta lei, o Programa Cine Clube nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro.

§ 1º – Os filmes deverão manter integração com a matriz curricular comum.

§ 2º – Será priorizada a exibição de filmes nacionais como incentivo à cultura e produção cinematográfica do país.

Art. 2º – O órgão estadual responsável pela rede de ensino poderá estabelecer convênio com outras instituições a fim de obter o acervo necessário.

Art. 3º – Caberá à escola, por suas regras internas, criar mecanismos didáticos para a exibição e discussão entre os alunos sobre o filme exibido.

Art. 4º – Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.
Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 09 de outubro de 2017.

DEPUTADO JORGE PICCIANI
Presidente

JUSTIFICATIVA

Percebe-se hoje que há um descompasso entre os avanços tecnológicas da sociedade e a escola.
Os meios de comunicação de massa, em especial os áudios visuais, como o cinema, rádio, internet e a televisão, introduziram na sociedade uma nova maneira de relacionamento e de produção de sentidos sociais.
As escolas apostam em mudanças evolutivas e várias experiências são colocadas em prática, sem que ocorram, necessariamente, de forma sistemática. O que se verifica é que de maneira geral, os professores nem sempre dispõem de mecanismos para introduzir novas tecnologias.
A ideia desse projeto de lei é instituir mais uma ferramenta moderna, no caso, o Cine Clube nas escolas públicas estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Através do cinema, podemos introduzir conteúdos diversos ajudando na formação do intelecto e estimulando então o interesse pelo aprendizado.
Este projeto visa também dar inicio a uma nova forma de educar, modificando um pouco o sistema no qual o professor oferece as informações teóricas, muitas vezes não sendo absorvida pelos alunos.
A finalidade do projeto é fazer com que o Poder Legislativo contribua na construção de uma escola dinâmica, aperfeiçoando a relação aluno – escola, tornando-se mais agradável, prática e eficaz.
Portanto, peço apoio aos ilustres deputados desta casa de leis para aprovarem a proposição de caráter educacional e de extrema relevância social.

Acompanhe o Comte

Veja e acompanhe o deputado Comte não regiões do Rio de Janeiro, selecione uma região para filtrar e exibir o conteúdo e aprimorar sua navegação.

Mapa Região Noroeste Fluminense Região Norte Fluminense Região Serrana Região Centro-Sul Fluminense Região das Baixadas Litorâneas Região Metropolitana Região do Médio Paraíba Região da Costa Verde Região da Costa Verde

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.