Em 11 de outubro, 2007, por Assessoria de Comunicação

Lei horário das Barcas

Lei  nº 5108  de 11 de outubro de 2007.

ALTERA A LEI Nº 2800, DE 26 DE SETEMBRO DE 1997 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O Governador do Estado do Rio de Janeiro,

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º – O artigo 1º da Lei nº 2800 e seus parágrafos passam a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 1º – Ficam as concessionárias de serviços aquaviários, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, obrigadas a dar publicidade ao quadro de horários diário de partida das embarcações.
§1º – O quadro de horários será obrigatoriamente afixado na parte exterior dos locais de embarque de passageiros, permitindo fácil visualização.
§2º – O quadro acima mencionado será também obrigatoriamente divulgado através de panfletos informativos distribuídos nos locais de embarque de passageiros e disponibilizados através do serviço de telefonia gratuito (0800).
§3º – Os horários mencionados no caput desse artigo deverão ser disponibilizados aos usuários com antecedência mínima de uma semana”. (NR)
Art. 2º – Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2007.

SÉRGIO CABRAL

Governador

JUSTIFICATIVA

Atualmente o transporte aquaviário vem sendo uma alternativa de transporte de vital importância para os consumidores que se utilizam desse meio de transporte.
Assim sendo, mister se faz que as concessionárias responsáveis por esses serviços dêem publicidade ao horário de partida das embarcações, com antecedência mínima.
A legislação consumerista é uníssona ao dispor que o fornecedor de serviços deverá dar publicidade a forma da prestação do serviço, informando assim ao usuário o horário em que o serviço poderá ser utilizado.
Vale dizer, que o artigo 22 do Contrato de Concessão dispõe que o usuário deverá receber serviço adequado.
Pelos motivos acima expostos, bem como pela relevância e pertinência da matéria, conto com o apoio dos meus pares para a aprovação desse projeto de lei.

Acompanhe o Comte

Veja e acompanhe o deputado Comte não regiões do Rio de Janeiro, selecione uma região para filtrar e exibir o conteúdo e aprimorar sua navegação.

Mapa Região Noroeste Fluminense Região Norte Fluminense Região Serrana Região Centro-Sul Fluminense Região das Baixadas Litorâneas Região Metropolitana Região do Médio Paraíba Região da Costa Verde Região da Costa Verde

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.