Em 18 de fevereiro, 2011, por Hyury

Imprensa friburguense participa de reunião na Alerj

Na quarta-feira, 16, representantes de veículos de comunicação de Nova Friburgo se reuniram na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para apresentação do Projeto de Resolução que dispõe sobre a destinação de 20% dos recursos orçamentários do Legislativo em comunicação e publicidade às cidades da Região Serrana, atingidas pelas chuvas de janeiro. Com autoria do deputado estadual Comte Bittencourt e aprovação do presidente da Alerj Paulo Melo, essa resolução entrará em vigor assim que for votada e publicada.
Juntamente com o Nova Imprensa, também representou a mídia impressa o Jornal A Voz da Região. Da área televisiva compareceram a InterTV, o SBT, a TV Luau, a TV Zoom e a TVC. Do Rádio quem esteve presente foi a Sucesso FM. Além das agências de publicidade, com a participação da Target, Fábrica de Ideias, Legítima e Layout. Por decisão desses veículos, o assessor da Alerj, Renato Bravo, foi escolhido para ser o interlocutor dos friburguenses junto a Alerj, por ter sido vereador em Nova Friburgo e conhecer bem as necessidades do município.

A intenção do projeto é incentivar os veículos de comunicação da região serrana, que estão sofrendo as consequências das chuvas, tendo em vista que houve uma diminuição drástica no número de anúncios publicitários, já que os comércios e indústrias locais ainda estão se reestruturando. “Quem anuncia na mídia local é, na maioria das vezes, o empresário local que por ter sido afetado, principalmente em Nova Friburgo, vai diminuir a sua participação” – diz o deputado Comte sobre a resolução, que traz no texto a justificativa da essencialidade da difusão de informação pela mídia do interior.

O projeto tem prazo regimental de tramitação de vinte à trinta dias, mas o presidente da Alerj, em reconhecimento da situação dos municípios atingidos, tentará adiantar a votação. A intenção é que as inserções sejam autorizadas imediatamente após a validação da resolução. “Estou de acordo com essa iniciativa, então colocaremos à votação o mais rápido possível, vamos apresentar e defender o projeto. Nós sabemos que a economia foi muito afetada e essa será a contribuição do Legislativo para a região serrana” – afirma Paulo Melo.

Os recursos utilizados para isso são institucionais e o projeto englobará todo o ano de 2011. A veiculação feita será de uma campanha publicitária, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento social e econômico da região. Pensando nisso, as agências de publicidades presentes se organizaram para criar a arte que será apresentada a Staff de Comunicação, agência que detêm a licitação da casa. Os veículos que compareceram na reunião também ficaram responsáveis pelo desenvolvimento de um projeto abordando a execução das inserções.

O pleito inicial para auxílio da região serrana era de 30% dos recursos, contudo esse valor excederia os compromissos da Alerj e, por isso, foi reduzido para 1/5 do total. Segundo Comte, a diferenciação da verba será estabelecida pelo setor de comunicação da Assembleia, que deverá resolver como a distribuição será feita conforme documento apresentado pelos veículos de comunicação de Nova Friburgo. Respeitando também a funcionalidade e fluxo de cada mídia.

Site Nova Imprensa Friburguense
Paula Valviesse

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.