Em 09 de agosto, 2010, por Hyury

Gabeira diz que partidos aliados o apoiam muito mal

O Globo

02/08

      Rafael Galdo

 

“Eu estou livre para dar uma banana

Gabeira diz que os partidos aliados o apóiam “muito mal” e que, por isso, poderia reduzir cargos de confiança

O candidato ao governo do Rio pelo PV, deputado federal Fernando Gabeira, subiu o tom ontem e, em discurso com criticas ao seu principal asversário, o governador Sérgio Cabral (PMDB), sobrou até para os partidos da sua coligação (PV, PSDB, PPS e Dem). Em debate com gestores da rede privada de saúde, no Rio, o verde disse que as legendas aliadas o “Apoiam muito mal” e que por isso poderia “dar uma banana” para elas quando necessário. A afirmação foi feita quando Gabeira defendia a diminuição dos cargos de confiança no governo, dizendo que, em seu caso, fazer essa redução seria mais fácil:

_Os partidos que me apóiam, me apóiam muito mal. Eu estou livre para dar uma banana quando necessário.

Mais tarde, porém, numa cooperativa de catadores de lixo em Nova Iguaçu, tentou amenizar as declarações:

_Os partidos do Brasil são um pouco desarticulados, têm estrutura débil. E, quando se colocam em campanha, você não pode confiar muito nos partidos. Tem que confiar mais na sociedade. Minha campanha é muito mais baseada na sociedade do que nos partidos. Isso me dá liberdade , em caso de vitória, de trazer gente da sociedade para participar do governo. Não é que a relação com os partidos não esteja agradando, a relação com os partidos nunc afoi satisfatória, pois os partidos são frágeis no Brasil – disse Gabeira, que visitou ainda o Ciep Antônio Candela Filho, próximo ao complexo de Acari, assaltado ontem, segundo funcionários, pela vigésima terceira vez no último ano. O verde reafirmou a defesa da segurança diferenciada para colégios em áreas de risco.

Rodrigo Maia, presidente nacional do DEN, disse que Gabeira tem razão ao defender que cargos públicos não sejam entregues aos partidos. Maia propôs que o verde, eleito, acabe com os cargos comissionados. Presidente regional do PPS, o deputado estadual Comte Bittencourt também defendeu a redução dos cargos de confiança.

 

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.