Em 14 de outubro, 2012, por Hyury

Fique de olho no prazo para a matrícula

Pré-inscrições na rede estadual de Educação têm início hoje e podem ser feitas pela Internet ou em colégios

Rio –  Começa hoje e vai até o dia 30 de novembro a pré-matrícula da rede estadual de Educação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br. Há vagas para o sexto ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª série), primeira série do Ensino Médio, primeira série do Ensino Normal (Formação de Professores), primeira série do Ensino Médio Inovador, e primeira e sexta fases da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Já para o Ensino Médio Integrado, é possível se inscrever nas seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto, Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, Colégio Estadual Dom Pedro II e Colégio Estadual Infante Dom Henrique.

Os resultados serão divulgados a partir do dia 20 de dezembro, no mesmo site onde foi feita a pré-matrícula, por e-mail e SMS, desde que esses dados tenham sido devidamente cadastrados no momento da inscrição.

É necessário informar o CEP e a Carteira de identidade do aluno (se possuir, nome da mãe e do pai ou responsável legal; certidão de nascimento ou casamento; série pretendida. Também é preciso cadastrar, no mínimo, duas opções de escolas e indicar mais de um turno como alternativa.

Outro prazo importante é para quem deseja garantir vaga no colégio em que já estuda. O período de renovação da matrícula para o ano letivo de 2013 será de 26 de novembro a 28 de dezembro de 2012.

Esta semana, serão definidas ainda as normas e o número de vagas do Programa Estágio que Rende, para alunos da segunda série do Ensino Médio Regular da rede pública estadual. A bolsa deve chegar a R$ 600. Haverá também auxílio-transporte e alimentação, além de seguros contra acidentes pessoais. Para participar, os alunos têm que ter, principalmente, boas notas e frequência nas aulas.

ATENÇÃO PARA DATAS E REGRAS

ESTADO
A pré-matrícula vai de hoje até o dia 30 de novembro e deve ser feita pelo site www.matriculafacil.rj.gov. O resultado será divulgado a partir do dia 20 de dezembro no mesmo site onde foi feita a pré-matrícula, por e-mail e SMS, desde que devidamente cadastrados no momento da inscrição.

ALUNOS DA REDE
Já o período de renovação da matrícula dos alunos que desejam permanecer na atual unidade escolar no ano letivo de 2013 será de 26 de novembro a 28 de dezembro de 2012.

DOCUMENTOS
Carteira de identidade e CPF do aluno (se possuir), e do responsável, certidão de nascimento ou casamento; declarar se é pessoa com deficiência; em caso de estar afastado da escola, informar o tempo de afastamento; série; cadastrar, no mínimo, duas escolas, desde que escolha mais de um turno.

PRIORIDADE
A ordem da inscrição efetuada na Internet não será considerada na alocação do aluno, prevalecendo os critérios determinados pela Secretaria de Educação. A distribuição de vagas será feita observando-se a disponibilidade física de cada unidade escolar. A preferência seguirá a seguinte ordem: pessoas com deficiência, crianças e jovens até 18 anos incompletos, alunos da rede pública e proximidade da residência. Em caso de empate, a vaga ficará com aluno mais novo.

Fonte: Jornal O Dia

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.