Em 04 de janeiro, 2011, por Hyury

Estado vai contratar 1.362 professores

Concurso será para cobrir déficit nas disciplinas de Matemática e Física. Edital será lançado até o fim do mês

A Secretaria Estadual de Educação vai abrir concurso para contratação de 1.362 professores para as disciplinas de Matemática e Física. O edital com as regras do concurso sairá até o fim do mês. A medida do recém-empossado secretário de Educação, Wilson Risolia, é uma tentativa de reduzir a carência de mestres nessas áreas. O déficit total de docentes está sendo levantado pelo órgão para constar no Plano de Metas da Educação, que vai acompanhar os resultados alcançados pelas 1.466 escolas da rede até 2014.

Nos próximos quatro anos, o governo do estado terá o desafio de tirar o Rio de Janeiro da lanterna, onde estão os cinco piores estados no Ideb, o principal indicador da qualidade do ensino básico no País. De acordo com a secretaria, o Plano pretende valorizar o professor através do pagamento de bônus anual para aqueles que alcançarem 100% das metas.

Em entrevista a O DIA, no ano passado, o governador Sérgio Cabral afirmou que uma das formas para atrair professores de Física, Química e Matemática seria o pagamento de salários mais altos que os demais a partir deste ano. Outra medida prevista no Plano de Metas é a redução dos 12 mil docentes cedidos a outros órgãos ou em licença médica.

Para o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Comte Bittencourt, antes de exigir o cumprimento de metas pelo professor, o estado deve melhorar as condições de trabalho nas escolas. Segundo ele, é necessária abertura de concurso para pessoal de apoio, como inspetores, reforma e aumento de escolas em horário integral e salários maiores.

“A situação do Rio é vergonhosa, mas em educação não existe milagre. Não há plano de metas que se sustente sem continuidade. O Rio tem média de um secretário a cada um ano e meio”, diz o deputado, que em dois mandatos teve contato com 6 secretários.

O Dia
POR MARIA LUISA BARROS

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.