Em 10 de maio, 2011, por Hyury

Equipe da Comissão de Educação da Alerj visita Colégio de São Gonçalo

             Uma equipe da Comissão de Educação da Alerj, presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), esteve hoje (10/05), no Colégio Estadual Dr. Armando Sá Couto, em Monjolo, São Gonçalo. A Escola tem 674 alunos do 1º ao 9º ano do fundamental, ensino médio regular e EJA fundamental. De acordo com a matéria publicada no jornal Extra (08/05/2011), os alunos do 4º ano não haviam começado o ano letivo por falta de professores. No colégio, a equipe da Comissão de Educação foi informada que este problema já estava resolvido. Já no ensino médio, a escola está com seis tempos vagos em Matemática, ficará sem Inglês, pois a professora está grávida e sem professor de Geografia no Supletivo.

            A equipe ainda foi informada que a Seeduc está enfrentando problemas do município de São Gonçalo que não quer assumir os alunos do fundamental e da localização das escolas. “Fomos informados que as três escolas estaduais do município solicitaram pelo menos 50 docentes, mas apenas nove foram alocados”, comentou Comte, afirmando ainda que “com um salário de R$ 740,00 e para trabalhar em localidades sem infraestrutura, muitos professores preferem não aceitar e alguns chegam a pedir exoneração e acabam contratando professores que moram nas comunidades”, disse o parlamentar.

A construção da escola é antiga, tem 68 anos, compõe-se de várias casinhas com telhas e um espaço no centro. As salas são pequenas. Há seis salas de aula e sete turmas. A turma do 1º ano tem aula no refeitório, sendo interrompida por cozinheiras, alunos que vão beber água e professores de Educação Física que pegam o material, uma vez que os bebedouros e os armários de professores ficam nesse mesmo espaço. Os banheiros ficam na parte externa e os alunos pegam chuva quando vão usá-los.

No bairro não há uma escola municipal para a absorção dessas crianças do fundamental e os alunos teriam que ir para locais muito distantes de suas casas.  

 

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.