Em 07 de março, 2007, por Hyury

Entrevista à Rádio Nacional sobre o Sistema Estadual de Educação

7/3/2007 09:10:00

Alerj discute, hoje em reunião, diretrizes do sistema de ensino

Em entrevista, Comte Bittencourt, deputado e presidente da Comissão de Educação da Alerj.
sobre o sistema de ensino
Emissora: Nacional
Programa: Redação Nacional (08h00)

Em entrevista, Comte Bittencourt, deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da Alerj, fala sobre o sistema de ensino e os objetivos da reunião que acontecerá hoje na Assembléia. Comte Bittencourt diz que a reunião de hoje tem como objetivo discutir com os novos deputados, da nova legislatura, que assumiu dia nove de fevereiro, a lei de autoria da Assembléia, de 2004, sancionada pela ex-governadora que regulamentou o sistema estadual de educação do Rio de Janeiro. Comte ressalta que a intenção é fazer com que a lei seja debatida, conhecida para que o legislativo possa cumprir com a sua prerrogativa constitucional de cobrar para que ela seja aplicada pelo poder Executivo.

O presidente da Comissão de Educação da Alerj comenta que esta nova Lei foi fruto de um ano de audiências públicas, com todos os setores da Educação, da Sociedade Civil Organizada do Rio de Janeiro, e enfocou a questão da universalização da matrícula de educação infantil na próxima década, a Lei também foi aprovada com o texto que diz que até 2015 todas as crianças do Estado do Rio de Janeiro têm que estar matriculadas em uma escola de educação infantil.

O deputado Comte Bittencourt frisa, ainda, que para que a sociedade, de uma maneira geral, tenha acesso e conhecimento das informações da nova Lei, é só utilizar das ferramentas que o poder legislativo disponibiliza: o Disque Educação da Alerj, o site da Alerj e os deputados da Comissão de Educação.

(…) A educação tem de ser apropriada por toda a sociedade, ela tem de ser tema de todos, não só nos momentos de crise, os momentos até desta violência bárbara que estamos enfrentando contra crianças e jovens, a educação tem de ser tema permanente das nossas preocupações, finaliza Comte Bittencourt.

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.