Em 28 de abril, 2011, por Assessoria de Comunicação

Educação-RJ: edital em junho para 500 vagas

 
Cargo | Oportunidades serão para a função de assistente administrativo, que exige o nível médio completo

Educação-RJ: edital em junho para 500 vagas

Projeto de lei que cria as vagas será enviado à Alerj no fim de maio

A Secretaria de Educação do Estado do Rio enviará para a Assembléia Legislativa (Alerj), no fim de maio, o projeto de lei que cria a carreira de assistente administrativo, de nível médio. Esse é o primeiro passo para que o edital do concurso possa ser divulgado em junho, com deseja o subsecretário de Gestão de Pessoas da pasta, Luiz Carlos Becker.

Apesar de ainda precisar passar pela Alerj, diversos deputados entrevistados pela FO LHA DIRIGIDA já garantiram que, tão logo seja encaminhado, o texto será aprovado. Segundo o subsecretário, a matéria será enviada em regime de urgência.
“Sei que há uma receptividade muito grande por parte de um conjunto de parlamentares, mas ao chegar na Alerj ele sai das minhas mãos. Solicitaremos o regime deurgência no processo”, disse.

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, Becker informou que as 500 vagas serão para o preenchimento imediato, sendo 3 0 0 na própria secretaria e as outras 200 para as 15 diretorias regionais.
“No primeiro momento nós tínhamos a previsão de 300 vagas, mas vemos a necessidade de imediato de ter 500 vagas preenchidas”, disse, acrescentando que a os classificados no concurso devem começar a atuar ainda este ano.

Por ser uma carreira nova, o salário ainda está sendo definido com a Secretariade Planejamento e Gestão. A admissão será pelo regime estatutário, que garante a estabilidade no serviço público.
Apesar do sindicato apontar uma carência maior do que as 500vagas previstasno concurso, o subsecretário Becker acredita que a oferta inicial será satisfatória. Osprofissionaisirão substituir os terceirizados que atuam na pasta, especialmente na sededasecretaria, prestando serviços administrativos.
A organizadora do concurso deverá ser a Fundação Ceperj. Segundo o subsecretário, a prova seguirá o padrão de outros concursos para o mesmo cargo. “Deve cair Português, Matemática, questões que normalmente são exigidas nestes concursos. E deve ser cobrado algum conhecimento de Informática. Tivemos um concurso recente para o Detran e um da Faetec para esses mesmos cargos. Se for cobrado algo diferente, será a legislação específica como a lei 8.666 (licitações), por exemplo”, explicou.

Outros concursos –
O subsecretário explicou também que o concurso para 2.300 vagas de orientador,supervisor e professor de religião está parado. Isso porque a secretaria esta levantando o quantitativo de pessoal necessário em cada escola.
Já sobre o concurso para professores de Matemática e Física, que está em andamento, Becker explicou que as convocações devem começar ainda este ano. A pasta também está realizando a admissão de professores temporários para suprir carências em regiões e disciplinas onde há dificuldade.

Programa orienta estudo dos candidatos
Para orientação dos futuros candidatos a assistente administrativo da Secretaria de Educação do Rio, FOLHA DIRIGIDA publica abaixo o conteúdo programático do concurso para assistente administrativo da Faetec, que foi organizado pela Fundação Ceperj. A fundação provavelmente também será a responsável pelo próximo concurso.

PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação de texto. Uso formal e informal da língua. Norma culta. Uso da língua e adequação ao contexto. Elementos da comunicação. Coerência e coesão textual. Semântica: sinonímia, antonímia, homo-nímia, paronímia. Polissemia. Ambiguidade.Valor semântico e emprego dos conectivos. Funções da linguagem. Vocabulário: uso próprio e figurado da linguagem. A estrutura da frase; ordem direta e indireta do discurso frasal. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Ortoepia e prosódia. Estrutura e formação de palavras. Classes gramaticais. Processos de coordenação e subordinação (valores semânticos). Funções sintáticas. Flexão das palavras. Flexão verbal: verbos regula-res, irregulares, defectivos e anômalos; vozes verbais, locuções verbais e tempos compostos. Posição do pronome átono. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal.

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais e reais e suas operações. Representação na reta. Potenciação e radiciação. Geometria plana: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. Medidas de comprimento área, volume, massa e tempo. Álgebra básica: expressões algébricas, equações, sistemas e problemas do primeiro e do segundo grau. Noção de função, função composta e inversa. Seqüências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Proporcionalidade direta e inversa. Juros. Problemas de contagem e noção de probabilidade. Lógica: proposições, negação, conectivos, implicação, equivalência. Plano cartesiano: sistema de coordenadas, distância. Problemas de lógica e raciocínio.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Redação própria de correspondências e documentos em geral. Normas para elaboração de textos, envelope e endereçamento postal. Serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Relatórios. Redação Oficial,Correspondência e Atos Oficiais, Modelos Oficiais, Ofícios e Requerimentos. Abreviaturas, siglas e símbolos. Documentos Oficiais – Leis, Decretos, Resoluções, Portarias, Apostilas, etc. Pronomes de Tratamento. Documentação e Arquivo. Normas para Licitações e Contratos da Administração Pública: Capítulo I – Das Disposições Gerais: Artigos Io ao 16; Capítulo II -Da Licitação: Artigos: 20 ao 25; Da Habilitação: Artigos 27 ao 32; Do Procedimento e Julgamento: Artigo 38 a 53; Dos Contratos: Artigos54a 59; Noções de Estatística: Conceito Básicos: população, amostra, noções de probabilidade, variáveis e atributos, apresentação de dados (tabelas e gráficos), freqüência e intervalo de classe. Medidas de Posição: média aritmética simples e ponderada, médias geométrica e harmônica, moda e mediana. Microinformática. Conceitos. Hardware: componentes e funções, siglas, tipos, características, barramentose interfaces, conexões, equipamentos, mídias, conectores, operação de micro-computadores. Dispositivos de entrada, de armazenamento e de saída/entrada/saída de dados. Software básico e aplicativo. Sistemas Operacionais Windows XP/Vista/7 e Linux – tipos, características, ícones, atalhos de teclado e emprego de recursos. Formatos de arquivos e extensões. Interface Gráfica – Windows Explorer, KDE e GNOME.. Utilização dos recursos. Execução de procedimentos operacionais de rotina, utilizando software ou aplicativos instalados nas áreas de atuação. MSO-ffice2003/2007BR(Word, Excel e Powerpoint) X BROffice.org 3.2.1 (Wri-ter, Cale e Impress) – conceitos, características, ícones, atalhos de teclado, uso do software e emprego dos recursos. Redes de Computadores, Internet X Intranet X Extra-net. Conceitos, características, modalidades e técnicas de acesso, browsers, Internet Explorer X Mo-zilla Firefox, navegação, imagens e formatos, pesquisa, atalhos de teclado, e-mail, WebMail X Outlook X Thunderbird X IncrediMail, uso e emprego dos recursos. Proteção e Segurança. Conceitos. Backup. Segurança de equipamentos, de sistemas, de redes e na internet, vírus, antivírus, firewall, cuidados e medidas de proteção.

Folha Dirigida

 

Acompanhe o Comte

Veja e acompanhe o deputado Comte não regiões do Rio de Janeiro, selecione uma região para filtrar e exibir o conteúdo e aprimorar sua navegação.

Mapa Região Noroeste Fluminense Região Norte Fluminense Região Serrana Região Centro-Sul Fluminense Região das Baixadas Litorâneas Região Metropolitana Região do Médio Paraíba Região da Costa Verde Região da Costa Verde

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.