Em 11 de fevereiro, 2011, por Hyury

Educação lança Currículo Mínimo nas unidades de ensino

O Currículo Mínimo foi uma das principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação no início do ano letivo de 2011, marcado pelo começo da implantação do novo Programa de Educação do Estado. O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, anunciou em janeiro o lançamento do Currículo Mínimo com seis disciplinas (Língua Portuguesa/Literatura; Matemática; História; Geografia; Sociologia e Filosofia). Equipes disciplinares de professores da rede estadual conduziram a concepção, redação e revisão dos livretos. O material já está à disposição da equipe pedagógica nas escolas.

Ao adotar o Currículo Mínimo, a SEEDUC promoveu, para todas as escolas da rede estadual, uma expectativa comum sobre o que deve ser ensinado e aprendido a cada ano de ensino.

De acordo com a diretora de Pesquisa e Orientação Curricular da Seeduc, Beatriz Pelosi, o Currículo Mínimo procurou contemplar todos os conhecimentos importantes para que o aluno tenha uma formação completa, cumprindo os objetivos da educação básica: preparo para o mundo do trabalho, para o estudo universitário e para a vida, estimulando a cidadania.

– Com o cumprimento do Currículo Mínimo, o aluno também tem a garantia de estar sendo preparado para avaliações como a Prova Brasil e o Enem, afirmou.

O Currículo Mínimo não define métodos, materiais didáticos ou formatos, mas sim resultados: o que o aluno deve ser capaz de fazer e saber ao final de cada ano de ensino, dentro de alguns temas, conteúdos, competências e habilidades. Dessa forma, o professor pode criar o seu próprio plano de curso, de acordo com seus métodos e escolhas pessoais, adequadas à sua formação e ao seu perfil pessoal, desde que este plano atenda um padrão mínimo definido.

Nesse documento, o professor encontra compiladas todas as orientações e legislações, estaduais e nacionais, com a garantia de que, ao cumprir o Currículo Mínimo, atenderá todas as diretrizes da Educação Básica, além das matrizes de referência dos principais exames externos.

Para ter acesso ao Currículo Mínimo elaborado pela Seeduc entre no site da Secretaria.

Fonte: Site da Seeduc

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.