Em 17 de dezembro, 2009, por Hyury

Educação do estado do Rio tem avanços em 2009

Em audiência pública realizada ontem (16/12) pela Comissão de Educação da Alerj, o deputado Comte Bittencourt, presidente da comissão, reconheceu que 2009 foi o melhor dos últimos sete anos para a Educação do estado do Rio de Janeiro. Entre os avanços conquistados ele destacou a melhoria na infraestrutura das escolas e a melhor aplicação dos recursos destinados à educação.

“Estamos muito longe de termos uma escola pública ideal. Mas não podemos deixar de reconhecer os avanços conquistados. A aprovação do Plano Estadual de Educação, a realização de concursos públicos e a consolidação da Universidade Estadual da Zona Oeste (Uezo) representaram um grande ganho para a sociedade fluminense ao longo deste ano”, disse Comte.

A audiência contou com a participação da titular da Secretaria de estado de Educação (Seeduc), Tereza Porto, que foi convidada para fazer um balanço sobre a atuação da secretaria neste ano. Tereza afirmou que o principal objetivo da secretaria é a busca constante pela qualidade e oferta do ensino no estado. “Este foi um ano de muito trabalho e muitas conquistas, muitas delas graças à parceria com a Comissão de Educação da Alerj. A valorização dos profissionais de educação foi uma das metas alcançadas em 2009, com a aprovação do Nova Escola e a inclusão dos professores de 40 horas no plano de cargos e salários do magistério”, disse a secretária.

Entre os planos da Seeduc para 2010 estão a conclusão da implantação do programa “Conexão educação”, onde todos os alunos da rede pública estadual terão um cartão eletrônico inteligente, que será passado por leitores óticos instalados em todas as salas de aula. Tereza Porto ainda apontou avanços realizados pela secretaria na infraestrutura das instituições de ensino.

Para o deputado Comte Bittencourt, outra grande conquista para a educação do estado em 2009 foi a aprovação do Plano Estadual de Educação, esta semana. Para isso, a Comissão de Educação da Alerj teve desempenho primordial. Após mais de um mês de negociações com representantes do governo, de sindicatos e associações ligadas à educação do estado do Rio, o plano, que há anos vinha tendo sua elaboração adiada, foi aprovado e será sancionado nesta sexta-feira ((18/12) pelo governador Sérgio Cabral. “O plano tem suma importância para que a política pública de educação do nosso estado tenha continuidade, independentemente de gestores. Ele cria dezenas de metas para os próximos 10 anos na Educação Fundamental, Ensino Médio, Superior, Profissionalizante, e outros”, comemorou Comte.

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.