Em 11 de março, 2010, por Hyury

Deputado propõe audiência conjunta em defesa do Hospital Universitário Pedro Ernesto

DSC00265Dezenas de médicos, enfermeiros, docentes, alunos e representantes de sindicatos do Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, lotaram o auditório da unidade para debater a proposta de resolução que foi apresentada pelo reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves, e que deve ser votada no conselho universitário no próximo dia 25. O texto abre a possibilidade para a criação de uma fundação o que, segundo representantes das entidades sindicais, desvincularia a UERJ do hospital, possibilitando uma privatização. O deputado Comte Bittencourt (PPS), presidente da Comissão de Educação, sugeriu uma audiência pública conjunta com a Comissão de Saúde, no próximo dia 18. “Criamos a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais no final de 2008 e, desde então, lutamos para melhorias orçamentárias”, afirmou o parlamentar.

Os funcionários do Hupe relataram as péssimas condições em que estão trabalhando, desde a falta de ar condicionado nos centros cirúrgicos a goteiras no setor de imagem. O diretor do hospital, Drº Rodolfo Acatauassú, afirmou que a unidade está passando por reformas emergenciais e que há déficit de profissionais. “Enquanto isso, o governador inaugura um novo hospital, com o nome da nossa companheira deputada Heloneida Studart, que não deve estar muito satisfeita, já que a unidade nasceu praticamente privatizada”, declarou Comte.

Os representantes das entidades sindicais foram claros e diretos na reunião: querem a retirada da proposta que foi apresentada no final do ano passado. A Comissão também foi representada pelos deputados Alessandro Molon (PT), Marcelo Freixo (Psol) e um assessor do deputado Paulo Ramos.

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.