Em 19 de novembro, 2008, por Hyury

Cursos de Educação Superior da Faetec aguardam definição para serem transferidos para a UERJ e UENF

comieducacao_geral_er_19_11_08_new19/11/2008

O diretor do Ensino Superior da Faetec (Fundação de Apoio às Escolas Técnicas), Fernando da Silva Motta, informou hoje (19/11), na audiência pública da Comissão de Educação da Alerj, que ainda está aguardando uma resposta aos processos pleiteando que a Uerj e a Uenf incorporem os cursos superiores de educação no próximo ano. Em função dessa indefinição, o presidente da Comissão de Educação, Comte Bittencourt (PPS), solicitou que o vestibular para educação superior da Faetec seja suspenso até se concluir o processo de transferência. “Queremos que seja oferecido algo seguro para os alunos e professores, por isso, acredito que podemos esperar um semestre para saber qual o rumo que os cursos superiores de educação vão tomar”, explicou Comte.

Segundo o diretor Fernando Motta, as negociações foram feitas no sentido de que a Uenf passe a administrar o Instituto Superior de Educação de Itaperuna e o de Campos, e a Uerj englobe o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (antigo Instituto de Educação, na Tijuca). “Não há uma política de estado para a educação, o que acabou criando esta colcha de retalhos”, disse Comte. Os cursos de educação superior foram transferidos para a Faetec em 1997, durante o governo Marcello Alencar. Caso as transferências se concretizem, a Faetec volta a administrar exclusivamente os cursos técnicos superiores, que formam os chamados tecnólogos.

O deputado Comte propôs também que a Comissão de Educação elabore um documento com o objetivo de prorrogar o mandato dos atuais diretores dos institutos de educação até que se analise a lei que exclui professores cedidos de concorrer a cargo de direção.

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.