Em 11 de dezembro, 2003, por Assessoria de Comunicação

Moradores e trabalhadores de Paquetá conquistam o direito ao pagamento da tarifa das barcas cobrada durante a semana também nos final de semana

Lei nº 4238 de 11 de dezembro de 2003.
Autor: Deputado Comte Bittencourt

Ementa:

Concede o direito ao pagamento da tarifa cobrada durante a semana, nos dias do final de semana, no transporte de barcas aos moradores e trabalhadores da Ilha de Paquetá, na forma que menciona.

Concede o direito ao pagamento da tarifa cobrada durante a semana, nos dias do final de semana, no transporte de barcas aos moradores e trabalhadores da Ilha de Paquetá, na forma que menciona.

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art.1º – Os moradores da Ilha de Paquetá, município do Rio de Janeiro, bem como as pessoas que nela trabalham, servidores públicos ou não, têm direito a pagamento de tarifa única, sendo proibida, portanto, a cobrança diferenciada em dias de feriado e nos finais de semana.

Parágrafo único – Para os efeitos desta Lei, entende-se como cobrança diferenciada os valores cobrados nos finais de semana, feriados e pontos facultativos estaduais, superiores aos cobrados nos dias úteis.

Art. 2º – A Associação de Moradores da Ilha de Paquetá, promoverá o cadastramento dos beneficiários desta Lei, bem como a atualização trimestral, e enviará à BARCAS S/A que, a partir da data do recebimento deste cadastro e verificação dos dados, terá 30 (trinta) dias para emitir carteira de identificação dos beneficiários desta Lei.

Art.3º – Somente será concedido o benefício desta Lei mediante apresentação da carteira constante no artigo anterior.

Art.4º – Poderá a BARCAS S/A exigir, no momento de venda de passagens, objeto desta Lei, além da carteira emitida conforme o artigo 2º, outro documento de identidade do beneficiário do desconto.

Art. 5º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

 

JUSTIFICATIVA

A tarifa estipulada pela BARCAS S/A, nos dias de finais de semana e feriado, visa a atingir aos turistas que frequentam a localidade. Assim, a presente proposição exclui, através de Lei, o alcance da tarifa majorada dos finais de semana e feriados para os moradores e trabalhadores da Ilha de Paquetá. Cabe ressaltar que a solicitação para a revisão do tarifário diferenciado nos finais de semana se justifica, já que nenhum meio de transporte deste município o tem e esta medida onera trabalhadores que têm o sábado incluído em sua jornada de trabalho. Sendo certo, ainda, que a medida se refletirá beneficamente na economia da Ilha de Paquetá.

Acompanhe o Comte

Veja e acompanhe o deputado Comte não regiões do Rio de Janeiro, selecione uma região para filtrar e exibir o conteúdo e aprimorar sua navegação.

Mapa Região Noroeste Fluminense Região Norte Fluminense Região Serrana Região Centro-Sul Fluminense Região das Baixadas Litorâneas Região Metropolitana Região do Médio Paraíba Região da Costa Verde Região da Costa Verde

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.