Em 25 de março, 2014, por Administrador (ECO Sistemas)

Comte volta a tribuna da Alerj para falar da falta de uma política de segurança pública para Niterói e outras cidades da região metropolitana

O SR. COMTE BITTENCOURT – Sr. Presidente do Expediente Inicial, Deputado José Luiz Nanci; meu querido amigo Deputado Gerson Bergher, pessoa querida de todos nesta Casa pela sua experiência, gentileza, cordialidade e firmeza no encaminhamento das questões e do seu pensamento, quero também aproveitar a manifestação do Deputado Gerson Bergher, saudando essa iniciativa – o Deputado Bebeto também está presente, desculpe-me! – saudando essa iniciativa do Governo do Estado, que todos acompanhamos neste último final de semana. Uma decisão conjunta das três esferas de poder, trazendo novamente o apoio do Governo Federal, através de parte das Forças Armadas, para ajudar na segurança do Estado do Rio de Janeiro.

É uma missão federativa, republicana, e é dever de todos nós dar apoio à comunidade da Maré, que V.Exa. e a professora e Vereadora Teresa Bergher representam com muita autoridade, com muita diligência e com muita firmeza. Mas, Deputado Gerson Bergher, eu quero não só acompanhar a saudação que V.Exa. faz sobre iniciativa, mas quero também fazer ao Governador do Estado uma cobrança de uma lembrança muito recente, quando uma iniciativa como essa foi feita na ocupação das UPPs lá do Complexo do Alemão.

Eu estou apenas rememorando essa operação no Complexo do Alemão e a consequência que ela gerou – não estou em hipótese alguma me colocando, Deputado Gerson Bergher, contra essa operação partilhada nas três esferas de poder. Ela trouxe consequências muito danosas para o restante da Região Metropolitana do nosso Estado. E aí falo da minha Niterói; falo da minha São Gonçalo; falo para a Baixada Fluminense e falo para os municípios mais populosos do interior do Estado do Rio de Janeiro. O Governo do Estado estabelece uma estratégia acertada de sufocar a bandidagem nesses antigos territórios ou nos futuros territórios aí tomados pelas novas UPPs, mas, ao mesmo tempo, não tomam as providências necessárias para a chamada fuga ou fluxo dessa bandidagem para os outros municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O Município de Niterói, Deputado Gerson Bergher, Deputado José Luiz Nanci, Deputado Bebeto, pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, em 2013, foi o que mais aumentou os indicadores de crimes dolosos: a cada três dias, Deputado Presidente, em 2013, duas pessoas morreram em Niterói por algum tipo de crime. Vejam os números, Srs. Deputados: a cada três dias, duas pessoas, de alguma maneira, foram assassinadas em Niterói, em 2013. Os números dos primeiros meses de 2014 já apontam também para um aumento.

Então, o apelo que quero trazer aqui, Deputado Gerson Bergher, somando-me à sua saudação, e tenho a certeza de que todos os Deputados, independentemente de serem da base ou de oposição, a questão de segurança é uma questão que envolve a responsabilidade de todos nós. O desafio de devolver a segurança às famílias cariocas e fluminenses, em qualquer canto deste Estado, em qualquer cidade deste Estado, é um dever nosso, é um dever do Estado, é um dever do poder público. Nós não podemos mais continuar convivendo com o que víamos alguns anos atrás, mas o alerta que trago aqui, espero contar com o apoio de V.Exa., é que essa ação da Maré seja, sim, bem feita, com quatro mil homens das forças do Exército mais os homens da polícias do Estado, mas que o Governo do Estado não perca a sua responsabilidade e não tire a visão para o problema que isso gera nas demais regiões. Não adianta sufocar na Maré e a fuga se dar para as outras cidades, como aconteceu no Alemão e em outras UPPs no passado; não adianta resolver o problema em um canto do Estado e gerar consequências danosas e maiores para outras regiões, para outros cantos.

Então, somando-me ao Deputado Gerson Bergher, acho que todos os Deputados desta Casa apoiam qualquer iniciativa de um esforço nacional, seja a União, sejam os entes subnacionais – Estados e Municípios -, todos nós apoiamos no espírito federativo essa partilha de responsabilidades, essa ação conjunta para enfrentar uma questão que é danosa a todos, mas que a visão das políticas de segurança do Estado recaiam sobre os 92 municípios, recaiam olhando com a mesma atenção todos os municípios do nosso Estado. A população de Niterói e a população da São Gonçalo, do nosso Presidente, não suportam mais o dia a dia da sua insegurança no ir e vir.

Este é o apelo que somo à saudação de V.Exa.

Muito obrigado, Deputado Presidente.

Acompanhe o Comte

Veja e acompanhe o deputado Comte não regiões do Rio de Janeiro, selecione uma região para filtrar e exibir o conteúdo e aprimorar sua navegação.

Mapa Região Noroeste Fluminense Região Norte Fluminense Região Serrana Região Centro-Sul Fluminense Região das Baixadas Litorâneas Região Metropolitana Região do Médio Paraíba Região da Costa Verde Região da Costa Verde

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.