Em 11 de fevereiro, 2009, por Hyury

Comte vai à reunião do fórum e elogia programa de ensino à distância

Site siteforum Alerj
11/02/2009

O melhor programa de ensino à distância do País. A definição é do presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Comte Bittencourt (PPS), ao se referir, nesta quarta-feira (11/02), durante reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Casa, ao trabalho elaborado pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio (Cecierj). “É importante destacarmos os programas que estão dando certo, como o Infovia e o ensino à distancia do Cecierj, até porque sempre contaram, através da comissão, com o apoio da Alerj. Mas a discussão tem que ser permanente, pois a Educação é o caminho para o desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou o parlamentar. O encontro foi organizado pela Câmara Setorial de Serviços Públicos do fórum.
O deputado elogiou ainda o trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, mas lembrou que, para que a secretaria apresente mais resultados positivos, é necessário haver uma continuidade dos programas. “Esperamos pelo fim das constantes trocas na gestão. Em 15 anos tivemos 15 secretários de Educação diferentes. Esperamos que a secretária Porto, que vem fazendo um ótimo trabalho, permaneça até o final do mandato”, comentou Bittencourt, que se colocou à disposição do fórum para futuros debates e sugestões sobre o tema. Os participantes do encontro decidiram que irão aprofundar a discussão para criar mecanismos que facilitem e melhorem ainda mais os projetos de ensino à distância no estado.
O programa de educação à distancia foi elaborado pelo Cecierj, através de um consórcio formado pelo Governo do estado e por seis universidades públicas: universidades do Estado do Rio (Uerj), do Norte Fluminense (Uenf), Federal Fluminense (UFF), Federal do Estado do Rio (UniRio), Federal do Rio (UFRJ) e Federal Rural do Rio (UFRRJ). Hoje, o programa conta com mais de 20 mil alunos matriculados em 33 polos de ensino, presentes em 25 municípios fluminenses. A Câmara Setorial de Serviços Públicos do fórum voltará a se reunir no próximo dia 11 de março, às 15h.
Também estiveram presentes ao encontro o presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), Paulo Coelho; o reitor da Uenf, Almy Júnior; a presidente do Cecierj, Masako Oyama; a coordenadora de Projetos de Capacitação dos Professores na Área de Tecnologia da Secretaria de Estado de Educação, Iolanda Lopes de Almeida; o professor Sérgio Fontoura, da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio); o gerente de Operações e Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor), Guilherme Wilson; a presidente da Associação Brasileira de Educação Corporativa e diretora da Universidade Corporativa do Transporte (UCT), Ana Rosa Chopard, e Carlos Alberto e Fabiana Mello, representantes, respectivamente, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) e do Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae/RJ).

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.