Em 04 de outubro, 2006, por Hyury

Comte reafirma o seu empenho na defesa de Nova Friburgo

A Voz da Serra

Entrevista

Comte Bittencourt acaba de conquistar o seu segundo mandato como deputado estadual. No primeiro, teve uma atuação dinâmica e participativa, conseguindo para o estado ações importantes nas áreas de educação e desenvolvimento econômico.

Ele conseguiu para Nova Friburgo o que poucos acreditavam ser possível: aprovar uma lei exclusiva para a redução do ICMS do pólo metalmecânico local. Com a diminuição da alíquota de 18% para 12% do ICMS, a indústria metal-mecânica de Nova Friburgo voltou a ser competitiva, com empregos preservadose 500 novos postos de trabalho criados nos últimos dois anos.

Com raízes firmes em nossa cidade, Comte tem residência em Nova Friburgo há mais de 20 anos. Seu pai, Miguel Bittencourt, foi o idealizador, grande batalhador e fundador da Faculdade de Odontologia (Fonf),cujo Diretório Acadêmico tem o seu nome. Seu avô Comte Bittencourt dá nome a uma das principais avenidas do centro da cidade. “Se depender de mim, certamente, unirei forças com os deputados eleitos por Nova Friburgo, a fim de defender continuamente as reivindicações do município”, garantiu.

Agora, reeleito deputado estadual, Comte concedeu a seguinte entrevista para A VOZ DA SERRA.

Jornal – QUAL A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DE UM DEPUTADO ESTADUAL PARA OS MUNICíPIOS?

COMTE BITTENCOURT – O deputado estadual tem o compromisso de legislar em prol de conquistas maiores para os trabalhadores, a fim de gerar empregos e novas oportunidades de trabalho. Deve legislar para promover a justiça social e o desenvolvimento, defendendo condições competitivas para os municípios, pois só assim estes contribuirão para o fortalecimento do estado do Rio de Janeiro. Para isso, precisa defender de forma veemente as suas idéias e projetos e ter uma atitude firme em prol do crescimento econômico do estado. Também reivindicar incentivos, mais segurança para a população e resgatar para o estado a retomada do desenvolvimento. Quando um deputado estadual tem a oportunidade de legislar com um governo parceiro, com propósitos e idéias afins, isto significa que ele certamente conseguirá concretizar com mais facilidade os seus projetos, como também pleiteàr junto ao governo estadual os incentivos necessários, que irão proporcionar mais oportunidades e geração de renda para os municípios, o que considero de fundamental importância para o estado.

Jornal – DE QUE FORMA O SENHOR PREfENDE BENEFICIAR OS MUNICíPIOS ONDE ATUA?

COMTE – Como deputado e há 13 anos na vida pública, venho lutando e contribuindo com ações efetivas para a redução das desigualdades nos municípios de nosso estado. Reduzir os bolsões de pobreza que existem no interior e me manter sensível às potencialidades de cada município tem sido um de meus objetivos,desde o primeiro mandato. Esta é a minha maneira de atuar. Estou e continuarei sempre atento às necessidades de cada segmento dos municípios, preocupado em tomar medidas e trazer ações de efeito duradouro, que possam rigorosamente proporcionar o fortalecimento e a transformação, com o objetivo de colocar os municípios cada vez mais competitivos no Estado do Rio e em nível nacional. Foi isso que fiz no meu primeiro mandato e é desta maneira que vou continuar trabalhando. O deputado estadual tem que se preocupar com todos os municípios, pois o desenvolvimento da capital depende do crescimento do interior do estado.

No caso específico de Nova Friburgo, como tenho residência aqui há mais de 20 anos, além de ter uma forte ligação familiar e grande afinidade com a cidade, reafirmo o meu empenho contínuo na defesa dos interesses locais.

Jornal – QUAIS  SÃO AS SUAS BANDEIRAS POlíTICAS?

COMTE – Como tenho a minha biografia ligada ao segmento educacional, defendo firmemente a Educação. Foi o que fiz como presidente da Comissão de Educação e Cultura e da Çiência e Tecnologia, da Assembléia Legislativa. E de minha autoria, como deputado estadual, a Lei da Regulamentação do Ensino no Estado, através da Lei nQ 4528/05, que entre tantas iniciativas, institui a Década da Educação Infantil, garantindo a todos os mumcípios, em parceria com o estado, a ampliação de vagas de creches e pré-escola. Vejo na educação e na inclusão digital o caminho mais claro para o desenvolvimento. Insisto nas escolas públicas de horário integral, com rede de informática, bibliotecas e na possibilidade de integração dessas escolas com a família, proporcionando alfabetização para adultos, além de várias atividades de inclusão social. Afirmo que é através da educação que poderemos transformar o país. Quem não entender isso estará na contramão do desenvolvimento. Em relação às ações pelo desenvolvimento econômico dos municípios, cito como exemplo a minha defesa pelo pólo metal-mecânico aqui de Nova Friburgo, através da redução do imposto estadual, o que foiconsiderado decisivo pelos próprios empresários, para alavancar o setor.

Jornal – QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O CENÁRIO POLÍTICO ATUAL E OS RESULTADOS DA ELEIÇÃO?

COMTE – A atual situação política do país é desalentadora com tantos e graves desvios éticos e escândalos, sem falar na violência que se multiplica no país. O quadro político, hoje, está muito fragilizado, com carência de princípios éticos. Por tudo isso, estas eleições foram de fundamental importância e, mais uma vez, o povo soube dar um belo exemplo de cidadania e civilidade, demonstrando, através do voto, a sua indignação e a sua esperança por um Brasil melhor. O voto confirmou ser a grande ferramenta que um povo tem para transformar a sua nação, para exercer a democracia e, conseqüentemente, a liberdade de expressão.

Jornal – O SENHOR CONDUZIU TODA A SUA CAMPANHA DE FORMA MUITO PRÓXIMA A FIGURA DA JUÍZA DENISE FROSSARD, CANDIDATA AO GOVERNO DO ESTADO. COM A EXPRESSIVA VOTAÇÃO CONQUISTADA PEIA CANDIDATA, QUE LHE GARANTIU ESTAR NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, QUE AVALIAÇÃO FAZ DA CANDIDATURA DEIA E O QUE REPRESENTA PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO?

COMTE – A juíza Denise Frossard é a candidata oficial ao governo do Estado do Rio pelo PPS, partido ao qual eu pertenço, inclusive atualmente exercendo a presidência do diretório regional. Para mim, foi uma honra muito grande trabalhar, durante a minha campanha, com ela. A sua candidatura representa um projeto de governo para mudar a política do estado do Rio de Janeiro. Nosso estado vem perdendo capacidade competitiva frente aos demais estados da federação e é preciso devolver ao nosso estado seu relevante papel no cenário político do pais. A candidatura de Denise é a esperança da retomada do desenvolvimento, gerando oportunidades de trabalho, com mais segurança, mais investimentos em Educação, menos desigualdades sociais. Com a implementação de políticas públicas direcionadas para a promoçãoda cidadania, Denise Frossard vai impor valor significativo à administração do nosso estado. Com capacidade comprovada como juíza e deputada federal, implantará em seu governo a ética cívica e uma administração de máxima transparência.

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.