Em 10 de agosto, 2017, por Assessoria de Comunicação

Comte parabeniza calendário de eventos de Nova Friburgo

O SR. COMTE BITTENCOURT – Sra. Presidente do Expediente Final, Tia Ju, Srs. Deputados, neste ano legislativo temos trazido a esta tribuna, informações difíceis da vida fiscal do Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e dos nossos municípios. Temos trazido para debate cenários dramáticos e não podia ser diferente, mas hoje venho à tribuna para trazer, com satisfação, um cenário positivo do que está acontecendo no Estado do Rio de Janeiro, na Cidade de Nova Friburgo, cidade serrana do nosso chamado Norte Serrano, por ter recebido ontem o calendário de eventos turísticos daquele Município, bem como, as informações dos eventos que aconteceram nesse inverno, que está se avizinhando o seu encerramento.

Vejam, V.Exas. que, quando um governo, junto com a sociedade, com a população, estabelece iniciativas nessa parceria de políticas públicas efetivas, e turismo na Cidade de Nova Friburgo sempre foi um dos grandes vieses do arranjo econômico daquela região.

Lembro que a Cidade de Nova Friburgo já foi a segunda cidade em leitos de hotelaria do Estado do Rio de Janeiro, só perdendo para a Capital, para a Cidade do Rio de Janeiro.

Nova Friburgo foi, ao longo de sua história, um dos destinos turísticos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro, mas foi perdendo sua capacidade de atrair o turismo.

Muito do que se perdeu foi em função da ausência de políticas públicas. Eu debato há muito tempo na Cidade de Friburgo – e aqui não nego a minha paixão por Friburgo, e a Casa sabe disso, Cidade da minha família paterna – há muito tempo que eu insisto em que a Cidade de Friburgo tivesse um calendário de eventos turísticos. Os que tiveram, anteriores a esse que nos foi apresentado esta semana, foram calendários mal engendrados, mal planejados, eu diria mal articulados com a sociedade. Então, quando eu recebo um calendário, com essa organização, com esse planejamento, e quando observamos os resultados alcançados já nos eventos deste inverno, eu diria a V. Exa. – e V. Exa. como representante da Cidade do Rio de Janeiro, principalmente, vai ficar até enciumada com Friburgo, invejosa, porque a rede hoteleira do Rio de Janeiro, nesse período, não conseguiu alcançar mais do que 30% da sua taxa de ocupação. Foi dramático para a rede hoteleira. A rede hoteleira de Friburgo, neste inverno, teve uma ocupação, nos finais de semana, de 100% dos seus leitos. Vejam V. Exas.: 100%. É Friburgo voltando a aquecer uma das atividades mais importantes da cadeia econômica em qualquer projeto de desenvolvimento. O turismo é a atividade econômica que mais induz outras áreas: comércio, transporte, serviços, hotelaria.

Então, quero, Deputada Tia Ju, encerrando minha participação neste expediente, que eu chamei ontem de “corujão”, porque está tão difícil este último expediente que chamamos de “corujão”, nós, os últimos a se inscreverem. Quero parabenizar o Prefeito Renato Bravo, o Secretário de Turismo Wilton; a 1ª dama, Cristina Bravo, que sempre lutou, envolvida – já foi Secretária de Turismo da Cidade – por uma agenda de eventos naquela cidade, parabenizar a Dra. Ana Paula, presidente do Convention Bureau da cidade; ao Flávio, presidente da Associação Comercial, enfim, é um esforço, uma sinergia de boas intenções que está fazendo com que Friburgo, através da atividade turística, reencontre o êxito que já teve no seu passado, passado distante, é verdade, mas reencontrando, através de uma política importante, uma política com sustentabilidade, uma política que não agride o ambiente, não agride as pessoas, uma política que, como aqui falamos, alimenta uma cadeia econômica geradora de emprego, que distribui riqueza e paga tributos, que é maior de todas.

Parabéns à Prefeitura de Friburgo. Parabéns ao povo de Friburgo. É muito importante, ao encerrar, Deputada Tia Ju, que, neste momento de notícias muito ruins, se abram janelas nas políticas de alguns municípios, como essa que está se abrindo na cidade de Friburgo, com a introdução de um calendário de eventos bem planejado, bem estruturado e articulado com a população.

Parabéns, Prefeito Renato Bravo; parabéns, Poder Legislativo da Cidade; parabéns, sociedade friburguense e, acima de tudo, parabéns à nossa Nova Friburgo.

Muito obrigado.

Acompanhe o Comte

Veja e acompanhe o deputado Comte não regiões do Rio de Janeiro, selecione uma região para filtrar e exibir o conteúdo e aprimorar sua navegação.

Mapa Região Noroeste Fluminense Região Norte Fluminense Região Serrana Região Centro-Sul Fluminense Região das Baixadas Litorâneas Região Metropolitana Região do Médio Paraíba Região da Costa Verde Região da Costa Verde

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.