Em 27 de setembro, 2017, por Assessoria de Comunicação

Comte fala sobre a FAPERJ e o mergulhão de Niterói

O SR. COMTE BITTENCOURT – Deputado Janio Mendes, presidente do Expediente Final, Senhoras e Senhores Deputados, Senhoras e Senhores, também vou, aqui, seguindo o Deputado Waldeck Carneiro ,reduzir o meu tempo de manifestação para que o Deputado Tio Carlos possa fazer uso da tribuna neste Expediente Final, já denominado “corujão” por aqueles que aqui ficam.
Sr. Presidente, três assuntos me trazer à tribuna. O primeiro deles vou desenvolver mais amanhã: a pauta da nossa reunião da Comissão de Educação, na sessão de amanhã, quando receberemos a FAPERJ e as universidades do Estado do Rio de Janeiro, bem como a comunidade científica, para, mais uma vez, a Comissão de Educação se posicionar em defesa dessa instituição de fomento da ciência, da tecnologia, que garante inteligência e inovação no Estado do Rio de Janeiro.
Os números, Deputado Tio Carlos, assustam, porque, quando hoje, Deputado, Presidente, olhamos a execução do Orçamento, no dia 22 de agosto de 2017, quase oito meses de execução orçamentária, e vamos lá visitar as despesas pagas da Faperj, nós vamos encontrar um total de 28% apenas do Orçamento previsto para 2017, na rubrica despesas pagas. Salta aos olhos, porque isso representa o cumprimento de um pouco mais de ¼ do Orçamento, num período de quase 65% do calendário, da execução daquele mesmo Orçamento. Então, demonstra claramente que o Governo vem colocando num segundo plano, na sua execução orçamentária, políticas estratégicas, como aquela que trata de inteligência, de ciência, tecnologia, de pesquisa voltado para a inovação.
Então, amanhã, estaremos mais uma vez fazendo essa resistência, que há muito anos, Deputado Janio Mendes, fazemos aqui na Comissão de Educação. Amanhã, desenvolvo um pouco mais este tema.
E venho à tribuna, Sras. e Srs. Deputados, também para trazer aqui dois comentários sobre eventos que aconteceram, nesse final de semana, em duas cidades do Estado do Rio de Janeiro, Cidade de Niterói e Cidade de Nova Friburgo, que demonstram que apesar de toda a adversidade por que passam os municípios, todas a dificuldade que passa a política, a falta de credibilidade no exercício fiscal da coisa pública, nós temos, Deputado Tio Carlos, em vários municípios acontecendo processos e iniciativas positivos.
Falarei da primeira, na Cidade de Nova Friburgo, que vai completar, ano que vem, 200 anos. O Prefeito Renato Bravo, já estou chamando de Deputado, quem sabe no futuro, realizou, no último domingo, no Bairro, Distrito, chamado Conselheiro Paulino, um dos maiores e mais importantes bairros daquela cidade serrana, um programa intenso de atividade pública e social, denominado Conselheiro Paulino mais 200. Todas as Secretarias envolvidas, com a participação da população, uma interação, o Prefeito Renato Bravo, sendo lá abordados por todos, a presença da Secretaria de Educação, quero aqui fazer um parêntese parabenizando o Secretário Renato Satyro, titular da Secretaria de Educação de Nova Friburgo, parabéns mais uma vez ao Prefeito Renato Bravo, à sua gestão, e a Friburgo caminhando para 200 anos, mas pelo caminho certo. Pelo caminho que mostra que muitos dos municípios são hoje um ponto fora da curva.
Sras. e Srs. Deputados, por último, a Cidade de Niterói, no último sábado, não pude estar presente, mas o Prefeito Rodrigo Neves, demonstrando, mais uma vez, através da parceria com os outros entes públicos, neste caso, o Governo Federal, na PPP da renovação da concessão da Ponte, Deputado Janio Mendes que frequenta muito aquela região em Niterói, inaugurou lá o Mergulhão da Praça Renascença. Um corredor de ligação estratégico do Centro da Cidade para a Zona Norte, ou seja, da Cidade de Niterói para as demais Cidades do Estado do Rio de Janeiro. Aquilo ali é o coração de passagem de todo o interior Norte, Noroeste, Lagos e Norte Serrano, pela antiga Capital do Estado do Rio de Janeiro.
Então, parabéns ao Prefeito Rodrigo Neves que vem demonstrando com determinação, com disciplina, com competência, com habilidade, que apesar de toda a crise, quem fez o dever de casa e tratou a vida fiscal do município com responsabilidade, e por isso Niterói foi considerada a 6ª Cidade em gestão fiscal do País. Está conseguindo realizar investimentos, foi o túnel da Região Oceânica, o Mergulhão, agora, da Praça Renascença, todo o programa de saneamento e de urbanização da Região Oceânica da Cidade de Niterói.
Parabéns ao Prefeito Rodrigo Neves, parabéns à Cidade de Niterói, parabéns a esses governos que estão mostrando que é possível, apesar de toda a adversidade que o momento apresenta, fazer a diferença, tratando a coisa pública com responsabilidade.
Muito obrigado, Presidente.

Acompanhe o Comte

Veja e acompanhe o deputado Comte não regiões do Rio de Janeiro, selecione uma região para filtrar e exibir o conteúdo e aprimorar sua navegação.

Mapa Região Noroeste Fluminense Região Norte Fluminense Região Serrana Região Centro-Sul Fluminense Região das Baixadas Litorâneas Região Metropolitana Região do Médio Paraíba Região da Costa Verde Região da Costa Verde

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.