Em 10 de março, 2009, por Hyury

COMTE BITTENCOURT DISCURSA EM PLENÁRIO CONTRA A EXONERAÇÃO DE DIRETORA DE VARRE SAI

PELA ORDEM

O SR. COMTE BITTENCOURT (Pela ordem) – Sei que V.Exa. ficou emocionado com as palavras que lhe foram dirigidas pelo nobre Deputado Wagner Montes, mas, Sr. Presidente, eu estava conversando com o Deputado Alessandro Molon há pouco. Chegou à Comissão de Educação, no dia de hoje, um acontecimento na cidade de Varre-Sai. No único colégio de ensino médio da cidade, Colégio Estadual Dr. Miguel Couto Filho, a diretora Fabíola Oliveira Fabbri e a diretora-adjunta Maria Angélica Vieira de Oliveira, eleitas em 2001 pela comunidade, com o apoio de 98% dos votos, reeleitas em 2004, têm a aprovação de 87% da comunidade, foram exoneradas para que assumisse, no lugar da diretora, a irmã do prefeito derrotado. O Prefeito Antônio Said de Oliveira, derrotado nas eleições, numa ação, não sei de que partido, cassado por nepotismo em junho de 2008, consegue do Estado, do Governador, a exoneração das diretoras e a nomeação de sua irmã, que era Secretária de Saúde do Município, a Sra. Marlene Abib de Oliveira Fabbri.

É lamentável, Sr. Presidente, senhores líderes do governo na Casa. O Governador Sérgio Cabral talvez não saiba dessa substituição. O Governador Sérgio Cabral, a todo momento, diz que não há interferência política em seu governo, diz que os Deputados não interferem nas nomeações de seu governo. Como uma diretora é exonerada, depois do ano letivo iniciado, e é substituída pela irmã de um prefeito derrotado nas últimas eleições, que era Secretária de Saúde no Município? Isso é, no mínimo, uma irresponsabilidade com a questão da educação no Estado do Rio de Janeiro.

Conversei com a Secretária Tereza Porto hoje, que se disse surpresa, Deputado Alessandro Molon.

Quero crer que tenha sido uma iniciativa da coordenadoria da região, mas é grave, porque é uma escola importante, num município pequeno e essa escola é o centro social daquele município. E eu espero que o Governador possa rever essa arbitrariedade com as duas diretoras.

Muito obrigado, Presidente.

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.