Em 17 de julho, 2007, por Hyury

Campeão de produção

O Fluminense

A Comissão de Educação da Assembléia Legislativa (Alerj), presidida pelo deputado estadual Comte Bittencourt (PPS), foi a mais produtiva da Casa neste primeiro semestre. A afirmação é do próprio Comte, acrescentando que foram realizadas 21 audiências públicas para discutir a crise do setor no Estado, passando pela falta de professores nos ensinos Fundamental e Médio, até as unidades de ensino superior.

“Focamos em dois grandes eixos. O primeiro foi sobre a falta de professores e de obras. O segundo, foi a interlocução dos deputados integrantes da comissão com todos os setores do Executivo relacionados à Educação, como reitores da Uerj e Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense); sindicatos dos profissionais da área; o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; entre outros”, contou Comte.

A participação de todos os integrantes da comissão (Sheila Gama, do PDT; Roberto Dinamite e Nelson Gonçalves, do PMDB; André do PV; Marcelo Freixo, do PSOL e Alessandro Molon, do PT) foi uma preocupação do presidente.

“Eles aperfeiçoaram o conhecimento que tinham sobre a Educação no Estado e isso serviu para melhorarem ainda mais o desempenho como parlamentares”, explicou.

De acordo com o deputado, a comissão fez uma radiografia da estrutura da Educação, denunciando problemas, apontando soluções e cobrando providências do governo.

“No segundo semestre faremos um grande debate sobre merenda escolar. Consideramos o valor do repasse às escolas muito aquém das necessidades das crianças. Em outro debate, discutiremos a municipalização da Educação Infantil e das escolas onde existe ensino fundamental.Vamos pedir um prazo maior para a municipalização. Falta planejamento entre o estado e os municípios. Também vamos ouvir o secretário de Educação, Nelson Maculan”, anunciou Comte.

O parlamentar adiantou que a comissão vai visitar hoje de manhã o Ciep Anísio Teixeira, no Fonseca; o Colégio Estadual Macedo Soares, no Barreto; o Iepic, no Ingá, e o Liceu Nilo Peçanha, no Centro.

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.