Em 19 de maio, 2011, por Hyury

Após denúncia do R7, deputados cobram da Prefeitura de Belford Roxo fim de rodízio de alunos

Pais e funcionários relataram neste mês falta de mesas, cadeiras e professores

A Comissão de Educação da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) pedirá que autoridades de Belford Roxo, cidade da Baixada Fluminense, esclareçam denuncia do R7 sobre “rodízio” feito por estudantes em razão de problemas estruturais em escolas municipais.

No dia 9 deste mês, a reportagem apurou que, por causa da falta de mesas, cadeiras e até de professores, escolas dessa cidade foram obrigadas a adotar medidas, como reduzir o turno para duas horas diárias e revezar o dia em que as crianças têm aulas, a fim de manter uma rotina escolar, ainda que precária. Na ocasião – há dez dias -, havia estudantes que relataram até mesmo não frequentar as aulas em razão de problemas estruturais.

Segundo o presidente da Comissão de Educação da Alerj, o deputado Comte Bittencourt (PPS), a Secretaria de Educação, por meio da prefeitura, e o presidente da Câmara de Vereadores de Belford Roxo serão convocados para prestar esclarecimentos sobre a situação. Comte Bittencourt informou que representantes da comissão devem fazer uma visita às unidades escolares denunciadas. Também será encaminhado um ofício à Procuradoria Geral do Ministério Público do Rio de Janeiro sobre o caso.

Sala interditada e falta de luz

Na Escola Adelina dos Santos Purcínio, segundo um denunciante que preferiu não se identificar, há aulas que são encerradas mais cedo por falta de iluminação nas salas. Na mesma unidade, crianças pequenas têm que comer em pé, com o prato na mão. Em outra unidade – Escola Municipal Pedro Antônio -, uma sala de aula foi interditada pela Defesa Civil, interrompendo as aulas, segundo denunciou a mãe de dois alunos.

Na Escola Municipal Adelina dos Santos Purcínio, onde a maior queixa era a falta de carteiras e um refeitório inadequado, os problemas também foram resolvidos com envio de material necessário, informa Justino Dias.

Colaboraram Felipe de Oliveira e Tainá Lara, do R7 Rio

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.