Em 26 de setembro, 2007, por Hyury

Alerj vai criar frente parlamentar em defesa da Uerj

A Comissão de Educação da Alerj, presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), vai convidar os 70 deputados estaduais para criar a Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública, que deverá ser lançada na próxima semana. A decisão foi tomada após audiência pública da Comissão, realizada hoje (26/09), para discutir o orçamento da Uerj para 2008, com a presença do reitor Nival Nunes e do representante do Sintuperj (Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas do Estado), José Arnaldo.

A crise orçamentária da Uerj foi demonstrada em análises que revelam, por exemplo, que o Tesouro do Estado investiu, nos últimos cinco anos, apenas 0,02% do orçamento deste período, ou seja, somente R$ 3 milhões. “A Uerj, que tem os melhores desempenhos nas avaliações de ensino, vem sendo, aos poucos, sucateada. A Frente Parlamentar servirá para mostrar essa realidade à população, para que pressione os administradores públicos a fim de mudar este triste quadro”, disse o deputado Comte Bittencourt. A Frente será lançada com um manifesto dos deputados, professores, funcionários e alunos da Uerj.

A mensagem do Executivo com a previsão orçamentária do estado para 2008 chega à Alerj na próxima sexta-feira. Comte garantiu que a Comissão de Educação vai apresentar emendas para aumentar o orçamento da Uerj. Estudos elaborados pelo Conselho Universitário da instituição apontam o valor de R$ 1,1 bilhão como o necessário para o bom desempenho da Uerj em 2008. Segundo o reitor, a Uerj precisa com urgência de recursos que garantam especialmente a revitalização dos laboratórios, a manutenção predial e os concursos públicos para contratar novos professores. “A Uerj tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do estado, portanto é uma instituição de interesse de todos nós que vivemos aqui”, concluiu Comte.

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.