Em 24 de outubro, 1995, por Assessoria de Comunicação

ACRESCENTAR AO ARTIGO 1º DA LEI Nº 272/81 O INCISO: SE EDUCACIONAIS: COLOCAR À DISPOSIÇÃO DO PODER MUNICIPAL, ANUALMENTE, NO MÍNIMO 3% (TRÊS POR CENTO) DO TOTAL DE VAGA

Lei nº 1441 de 24 de outubro de 1995.
Autor: Vereador Comte Bittencourt

Art.1º – Fica acrescentado ao artigo 1º da Lei nº 272/81 o seguinte inciso:

Art. 1º –

IV – Se educacionais:

a) Colocar à disposição do Poder Municipal, anualmente, no mínimo 3% (três por cento) do total de vagas do estabelecimento sem especificar série ou turma.

Art. 2º – Fica acrescentado ao artigo 1º da Lei nº 272/81 o seguinte parágrafo Único:

Art. 1º –

Parágrafo Único – Compete exclusivamente a Fundação Municipal de Educação realizar o preenchimento das vagas cedidas pelos estabelecimentos de ensino, objetivando atender a eventual demanda apresentada na rede pública municipal, priorizando os moradores da região do estabelecimento e a ocupação das vagas das primeiras séries do 1º grau.

Art. 3º – Fica acrescentado à Lei nº 272/81 o seguinte artigo:

Artigo – O descumprimento, ainda que temporário, de qualquer exigência da presente Lei implicará na automática cassação do Título de Utilidade Pública.

Art. 4º – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Justificativa

O presente projeto tem por objetivo estabelecer critérios claros para a concessão do Título de Utilidade Pública aos estabelecimentos de ensino sediados em nossa cidade, destacando como merecedores aqueles que efetivamente oferecerem à sociedade, representada pelo Poder Público uma contrapartida aos benefícios adquiridos com a titulação.

Defendendo a ampliação de vagas nas escolas públicas por que a educação pública deve ser um direito de todos os cidadãos mas não podemos negar o papel complementar que os estabelecimentos privados de ensino tem desempenhado frente à crise da educação pública.

Porém, pretendemos aqui distinguir aqueles que fazem da educação “mais um negócio” daqueles que, sob o regime cooperativo e/ou fundacional prestam serviços à população.

Acompanhe o Comte

Veja e acompanhe o deputado Comte não regiões do Rio de Janeiro, selecione uma região para filtrar e exibir o conteúdo e aprimorar sua navegação.

Mapa Região Noroeste Fluminense Região Norte Fluminense Região Serrana Região Centro-Sul Fluminense Região das Baixadas Litorâneas Região Metropolitana Região do Médio Paraíba Região da Costa Verde Região da Costa Verde

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.