Em 08 de maio, 2009, por Hyury

“Prêmio Educação de Qualidade” dará acervo de biblioteca para município vencedor

08/05/2009

Foi aprovada esta semana, na Assembleia Legislativa do Rio, uma resolução de autoria do deputado Comte Bittencourt (PPS), que institui o Prêmio Educação de Qualidade à rede pública municipal que tenha se destacado no cenário educacional do estado do Rio. O município vencedor receberá, como prêmio, o acervo de uma biblioteca infanto-juvenil, com cerca de 2 mil títulos.
O prêmio será concedido anualmente pela Comissão de Educação da Alerj, com o principal objetivo de estimular o investimento em educação por parte dos municípios, identificando, reconhecendo e divulgando experiências que tenham êxito na área educacional. Os indicadores para escolher o município vencedor serão: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo MEC; o percentual de investimento municipal em educação; o grau de universalização da educação infantil e do ensino fundamental; além de experiências com êxito na área e do percentual de evasão escolar de cada localidade do estado.
“Queremos sensibilizar os governos municipais em relação à implementação de ações que melhorem a qualidade da educação nas escolas públicas, socializando estratégias colocadas em prática pelas próprias escolas”, afirmou o deputado Comte Bittencourt, autor da resolução. “Dessa forma, estaremos também incentivando a reflexão sobre as condições do ensino de nosso estado e as melhores formas de superá-las, por meio de projetos de qualificação que contribuem para o comprometimento de todos os envolvidos no cenário educacional do estado, como gestores, professores, funcionários, pais e alunos”, completou Comte.
O cadastro dos participantes será feito por inscrições realizadas pelos próprios municípios, pelo Correio ou pela internet, ou por indicação dos membros da Comissão de Educação da Alerj, até o quinto dia útil do mês de junho. A comissão julgadora terá 13 membros, entre eles alguns da própria comissão, além de representantes do Sindicato dos Profissionais de Educação do estado do Rio (Sepe), da União dos Professores Públicos do Estado (Uppes), do Conselho Estadual de Educação, da Undime-RJ (União dos Dirigentes Municipais de Educação do estado), das Faculdades de Educação da Uerj e da Uenf. A premiação ao município vencedor será realizada em outubro, na semana do Dia do Professor, em sessão solene no Plenário Barbosa Lima Sobrinho.

Trajetória

@comte_educacao

Informativos em PDF

Fique por dentro do boletim informativo Comte, clique e veja.